Em Portugal, são abandonados cerca de 119 animais por dia. Em 2021, por exemplo, um total de 43.600 cães e gatos foram abandonados e recolhidos por centros municipais em Portugal, segundo um relatório do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas desse ano, citado pelo "Correio da Manhã".

Entre 2020 e 2021, a taxa de abandono de animais de companhia aumentou em mais de 30%, o que resulta numa média de 119 animais abandonados diariamente. A pandemia da COVID-19 é uma das causas que contribuiu para este aumento, uma vez que muitos foram os animais adotados durante o período do confinamento, tendo sido abandonados assim que a vida começou, lentamente, a voltar ao normal. É "uma situação muito problemática", segundo a provedora do Animal, Laurentina Pedroso, citada pelo "Público".

Veterinário apela a que os donos fiquem ao lado dos animais nos seus momentos finais. "É um inferno para eles"
Veterinário apela a que os donos fiquem ao lado dos animais nos seus momentos finais. "É um inferno para eles"
Ver artigo

Do total de animais abandonados, há uma percentagem muito pequena que consegue encontrar uma nova família. Muitos dos animais ficam a cargo de centros de acolhimento e, mesmo com o passar dos anos, não chegam a ser adotados. Já para não falar daqueles que, muitas vezes, nem chegam a dar entrada nessas instituições, ficando ao relento a maior parte das suas vidas e sujeitos a condições lamentáveis.

Muitos passam fome, ficam com feridas no corpo e nem sempre têm o aspeto mais saudável. Mas nem todos os casos têm este desfecho. Pelo mundo fora, também há patudos que têm sorte de se cruzarem com humanos que os querem ajudar, dando origem a muitos finais felizes, segundo o "Bored Panda", que agora lhe mostramos.

Espreite a fotogaleria.