Quando um animal de estimação é eutanasiado, alguns donos preferem não assistir por ser um momento delicado e de muito sofrimento. Um veterinário recorreu ao Reddit para apelar a que os donos fiquem ao lado dos seus patudos, mesmo que seja difícil e perturbador.
Na publicação, o profissional explicou que o animal fica mais confortável e menos ansioso na companhia dos donos. “Pode ser difícil dizer adeus, mas é um inferno para eles. Eles já não gostam do veterinário, ficam confusos, com medo, tristes e procuram-vos quando dão o último suspiro. Eu posso tentar dar-lhes tanto amor e conforto quanto posso, mas a verdade é que sou um estranho para eles”, disse.
O veterinário contou uma história de uma cadela com 13 anos que esteve à procura da dona nos seus momentos finais. “A mulher insistiu em deixá-la lá às 9 horas, sabendo que o nosso veterinário só voltaria depois das 18 horas. Ela estava muito ocupada, então deixou a sua doce menina sozinha o dia todo antes de morrer. Eu mantive-a comigo a maior parte do dia, levei-a para uma pequena caminhada, comprei-lhe um cheeseburger e um donut, deitei-me no chão e abracei-a enquanto ela chorava, assustada e confusa”, escreveu.
O profissional pediu ainda para que os donos não deixem os seus animais sozinhos naquele momento, conforme escreve o "Daily Mail". “Os cães sabem o que está a acontecer, não lhes façam isso. Estejam lá com eles. Não vos vai matar, prometo."
Os utilizadores agradeceram a honestidade do veterinário. “Ver o meu cão a ser eutanasiado foi uma das piores experiências da minha vida, mas nunca o teria feito passar por isso sozinho. As pessoas não merecem os cães, eles são bons demais para nós”, pode ler-se nos comentários.