No início de maio, começaram a circular nas redes sociais fotos de um pastor alemão a vaguear à chuva, com um peluche na boca. As imagens, captadas na cidade norte-americana de Detroit, foram publicadas pela organização de proteção dos animais Almost Home Animal Rescue League e, a partir daí, começou uma verdadeira caça ao homem (neste caso, ao cachorro).
Nikki foi encontrada por outra associação, a South Lyon Murphy Lost Animal Recovery, que começou de imediato a recolha de fundos para custear os cuidados de saúde para o animal, que nunca tinha sido visto por um veterinários e que se encontrava bastante debilitado. "Disseram-nos que o dono morreu", pode ler-se no Facebook da Almost Home.
Em entrevista à "People", Gail Montgomery, cofundadora da Almost Home Animal Rescue League, explicou que Nikki tinha andado a vaguear nas ruas de Detroit há já alguns meses, tendo sobrevivido de restos que lhe eram dados por vizinhos. Gail contou ainda que, aquando a primeira ida ao veterinário, Nikki foi diagnosticada com uma série de problemas de saúde, entre os quais dirofilariose, uma infecção provocada por parasitas. "Encontraram sacos de plástico, galhos e ossos no estômago dela", relata a responsável da Almost Home Animal Rescue League.
Depois de algumas idas ao veterinário e de cuidados médicos, Nikki foi acolhida por uma família e encontra-se a recuperar a olhos vistos.