Um estudo realizado por investigadores da Universidade de Helsínquia, na Finlândia, analisou, durante cinco anos, mil cães de diferentes raças. Estes animais foram submetidos a vários testes, sendo que o seu desempenho na realização de tarefas era avaliado.
Publicada na revista académica científica "Nature", esta investigação comparou os caninos com base na sua performance em parâmetros como impulsividade, habilidades cognitivas, aptidão para resolver problemas e memória de curto prazo.
Uma das autoras do estudo, Saara Junttila, disse ao "The Telegraph" que a maioria das raças mostraram ter os seus pontos fortes e os seus pontos fracos. Porém, foi a raça pastor belga malinois quem levou a medalha de ouro, tendo sobressaído na maioria dos testes e obtido resultados bastante satisfatórios.
Em segundo lugar ficou a raça border collie, desenvolvida na zona da Escócia e da Inglaterra e em terceiro a hovawart, originária da Alemanha, assim como nota o "Daily Mail". Em último lugar das raças 13 analisadas ficou a golden retriever, originária da Grã Bretanha. Saiba que outras raças foram analisadas quanto à sua inteligência.