Prepare os ténis mais confortáveis, um casaquinho pelo sim pelo não, o estômago para uma dose de sardinhas e mentalize-se de que durante umas semanas os sonos vão andar trocados por causa dos arraiais dos Santos Populares que estão prestes a começar.

Primeiro vem o Santo António, em Lisboa, depois do São João, no Porto — tal como manda a canção de Isabel Vitorino — e para não perder pitada das festas que aí vêm, deixamos alguns dos principais arraiais que vão chegar à cidade de Lisboa.

Marchas, arraiais e casamentos. Os Santos Populares de Lisboa estão de volta este ano
Marchas, arraiais e casamentos. Os Santos Populares de Lisboa estão de volta este ano
Ver artigo

Uns são mais tradicionais e celebram-se nos bairros típicos de Lisboa, já outros descem junto ao rio Tejo, como é o caso do Arraial dos Navegantes, no Parque das Nações, e do arraial na Doca da Marinha, ao lado do Terreiro do Paço.

Não falta muito para a festa começar e com tanto a acontecer, o melhor é apontar tudo na agenda.

1. Doca da Marinha

Arraial dos Navegantes
Arraial dos Navegantes créditos: instagram

Lembra-se das Night Stories de 2021? Em 2022 dão lugar aos Santos Populares, com a mesma animação musical e apetitosa oferta gastronómica. A Doca da Marinha, ao lado do Terreiro do Paço, vai ser palco de vários arraiais em parceria com o Banana Café a partir de 2 de junho, com festa de manhã à noite.

O programa vai sendo anunciado nas redes sociais do Banana Café ao longo das semanas, contudo, já está confirmada música nas vozes de Mónica Sintra, Nel Monteiro, Miguel Azevedo e Bélito Campos. Após cada concerto, há DJ e comida para aguentar noite dentro.

O recinto é aberto, assim como, obviamente, a entrada.

2. Arraial dos Navegantes

Arraial dos Navegantes
Arraial dos Navegantes créditos: arraialdosnavegantes

Está a ver aquelas sardinhas? Uma (ou mais) pode ser sua de 3 a 5 de junho, dias da 18.ª Edição do Arraial dos Navegantes do Parque das Nações. Resulta de uma organização conjunta da Paróquia de Nossa Senhora dos Navegantes, do Agrupamento 1100 – Parque das Nações e do Corpo Nacional de Escutas (CNE) e convida a navegar gratuitamente pela festa dos Santos Populares junto ao rio Tejo.

O programa para os três dias já está definido e conta com petiscos, animação musical e festa até às 00h ou 22h30 no caso do último dia, a pensar em todos os que precisam de descansar antes de mais uma semana de trabalho após vários dias em festa.

O Arraial dos Navegantes decorre em simultâneo com a Corrida do Oriente, realizada no domingo, 5, que anualmente reúne centenas de participantes. É uma outra de forma de viver os Santos e de preparar a forma física para o que se segue neste artigo: mais festa em junho.

3. Grande Arraial de Benfica

Grande Arraial de Benfica
Grande Arraial de Benfica créditos: instagram

É grande em festa e nos nomes que junta no cartaz. O grande arraial de Benfica, de 23 a 26 de junho, vai levar para a Alameda Padre Álvaro Proença nomes como Lena D'Água, Amor Eletro, Carlão, Ana Bacalhau e Rui Veloso.

São quatro dias de festa, com direito ainda a desfiles da Marcha da Boavista e das crianças das escolas da freguesia, comes e bebes, e bailaricos. Após dois anos sem o grande arraial de Benfica, a festa tinha de ser em grande e com um cartaz tão completo que é melhor tirar print da imagem que se segue para consultar a qualquer momento as horas dos concertos e da animação alusiva aos Santos Populares.

Antes de começar o grande arraial, a 2 de junho, pelas 18 horas, há arraial de unicórnios no Palácio Baldaya, em Benfica, com entrada gratuita e acontecimentos misteriosos que envolvem sardinhas e um convite para "bailar e conhecer melhor o ecossistema de inovação da cidade de Lisboa". Pode inscrever-se online.

4. Arraial da Vila Berta

Arraial da Vila Berta
Arraial da Vila Berta créditos: instagram

A Vila Berta é local de paragem obrigatória nos Santos Populares e já foram anunciadas as datas dos arraiais. Começam já esta sexta-feira, 3 de junho, e vão até 12 de junho, e o melhor de sempre está novamente prometido: "Volta o comboio, a garagem da vizinha, o alho do bacalhau, o cheiro a sardinha, as bifanas, os caracóis, caldo verde e chouriço. Voltam as jolas na rua e convívio entre todos", escreve a autarquia no Instagram, referindo-se à paragem devido à pandemia.

Volta então tudo finalmente e em força, algo de notar no cartaz com nomes de artistas a não perder: José Malhoa, Fado Vadio, Deixa Rolá e DJs como DJ Battle e DJ Cota Ruizadas. É caso para dizer "óióai, óióai, a rua mais bonita de Lisboa...".

5. Arraial P’ra Sempre

Arraial P’ra Sempre
Arraial P’ra Sempre créditos: instagram

Aponte na agenda: 2 a 18 de junho. São os dias do arraial P’ra Sempre, no Largo da Rosa, na Mouraria, organizado pela associação Renovar a Mouraria. Acontece três anos depois do primeiro arraial, o Arraial Composto, focado em juntar as preocupações ambientais à música, algo que não vai ser muito diferente da edição deste ano, marcada pelo selo EcoEvento, atribuído pela Valorsul.

"Fazemos a festa sem deixar de cuidar do ambiente — através da reutilização de materiais das estruturas e decoração, dos copos reutilizáveis da autoria do Nuno Saraiva, do uso de louça compostável e biocarvão. E, pela primeira vez, vamos medir o impacto ambiental e carbónico do Arraial, através de uma parceria com a Ecoality", anuncia a associação.

Poupa-se no impacto ambiental, mas não na diversão e oferta gastronómica. Conte com música do mundo, desde Portugal, passando por Itália, até Angola, e comida com valor social acrescentado dos projetos É Uma Mesa e Food For a Change.

6. Arraial Santos à Campolide

Arraial Santos à Campolide
Arraial Santos à Campolide créditos: instagram

A piscar para a direita ou esquerda ou escondido atrás da igreja no bailarico de verão do arraial santos à Campolide, o que é certo é que a festa começa a 3 de junho e vai até 12, sempre com nomes a chamar para a festa. Já deve ter percebido que Ruth Marlene e Quim Barreiros fazem parte da animação musical e estão ao lado de outros artistas como Jorge Guerreiro, Fernando Correia Marques e Iran Costa (mas a ver se o bicho não pega quando este cantar "O Bicho").

Num dos dias do arraial santos à Campolide, o campo relvado do Parque Urbano Quinta do Zé Pinto vai ter ainda a presença do DJ Pietro para animar ainda mais a noite de festa.

7. Arraial de São Vicente

Arraiais de São Vicente
Arraiais de São Vicente créditos: facebook

De 3 a 13 de junho, o Largo da Graça vai encher-se de música para todos os gostos. Os do rock têm Alma Rock, os de música portuguesa têm o Arrebimba o Malho e os fãs de música dos anos 80 têm direito a concerto da banda Oitentamente.

Falta alguma coisa para um arraial? Talvez cerveja, que já está garantida pela Sagres, e sardinhas, que também estarão presentes nas bancas do Arraial de São Vicente.

Pode acompanhar a programação e horários dos concertos (ainda não anunciados) no Facebook Arraiais de São Vicente.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.