Jocelyn Wildenstein, 82 anos, partilhou esta quarta-feira, 28 de setembro, uma foto ao lado da top model Bella Hadid e do namorado, o designer Lloyd Klein, 55 anos, após o desfile da Fendi na Semana da Moda de Nova Iorque. Até aqui, nada de extraordinário. A foto revelou um rosto liso, altamente maquilhado, com o filtro certo, mas revelou sobretudo como Jocelyn continua a frequentar os locais mais exclusivos e a conviver com estrelas mundiais quando vive, desde 2021, com apoio de 900€ cedido pela Segurança Social norte-americana, após ter sido declarada falida pelo Estado.

Jocelyn Wilderstein é uma das socialites mais controversas nos Estados Unidos, sendo frequentemente tema de discussão e alvo dos fotógrafos das revistas, que a apanham sem maquilhagem. Isto porque em 2018, após ter sido declarada como falida, Jocelyn garantiu numa entrevista ao "Daily Mail TV" que nunca fez uma operação plástica na vida, embora a sua cara tenha uma aparência evidentemente falsa, e existam fotos do seu passado que mostram que as feições do seu rosto mudaram radicalmente. "Na altura era apenas mais bonita", disse. "Quando somos jovens, há uma certa frescura que perdemos com o passar dos anos. Mas ainda se encontram os mesmos olhos, as mesmas bochechas ou o mesmo nariz. Acho só que eu era mais bonita", defendeu na entrevista.

Mas as alterações são tão drásticas que, há vários anos, passou a conhecida como "Catwoman" (mulher gato) por o seu rosto se assemelhar ao de um felino. Na altura, Jocelyn disse apenas que está mais velha, e que quando não usa maquilhagem isso se nota mais, mas que não fez plásticas, usa apenas muita maquilhagem. Mas quem é esta mulher?

Jocelyn Wildenstein nasceu na Suíça há 82 anos. Em 1978, durante um safari no Quénia, conheceu o negociante de arte e cavalos de corrida Alex Wildenstein, um milionário francês que fazia vida em Nova Iorque. Iniciaram uma relação, da qual nasceram duas crianças, Diane (hoje com 42 anos) e Alec (41). Casaram-se e estiveram juntos até 1999, ano que se deu o polémico divórcio, que teve direito a capas de revista, notícias na televisão e uma cobertura mediática mundial. Na altura, o acordo de divórcio rendeu qualquer coisa como 2,5 mil milhões de dólares a Jocelyn, tendo, então, ficado determinado pelo juiz que nenhum desse dinheiro poderia ser gasto em mais cirurgias plásticas, mesmo que Jocelyn negasse que alguma vez as tinha feito.

De que forma se pode mudar o rosto sem ir à faca? Falámos com um cirurgião plástico
De que forma se pode mudar o rosto sem ir à faca? Falámos com um cirurgião plástico
Ver artigo

As constantes viagens, os gastos excêntricos em férias em iates, as roupas, carros, joias milionárias com que foi aparecendo nas revistas, bem como vários negócios e investimentos falhados, levaram a que Jocelyn tivesse sido obrigada a declarar bancarrota e foi considerada pelo Estado norte-americano como uma mulher falida. O apartamento que tinha no 51.º piso da Trump Tower, em Nova Iorque, foi vendido para que pudesse pagar dívidas. E foi-lhe atribuído, já em 2021, um subsídio de 900 euros mensais, pagos pela Segurança Social norte-americana, para que possa sobreviver.

Em 2002, iniciou uma relação com o designer Lloyd Klein, então com 25 anos, quando ela Jocelyn tinha 51. O namoro tornou-se em casamento em 2017, um ano depois de ambos terem sido detidos pela polícia, após acusações mútuas de violência doméstica.

A vida extraordinária de Jocelyn está a ser retratada num documentário que está neste momento a ser produzido.