Esta segunda-feira, 3 de julho, é bom que tenha olhado pela janela. Isto porque, no céu, podia encontrar uma super lua — fenómeno que ocorre quando o satélite natural da Terra está em fase de lua cheia e atinge a máxima aproximação do nosso planeta, parecendo gigante e mais brilhante —, sendo a primeira vez que tal acontece em 2023.

Também chamada lua do trovão, devido às trovoadas que marcam o início da estação quente, a melhora hora para ver a Super Lua deu-se entre as 20h30 e as 21 horas. No entanto, esta terça-feira, a 4 de julho, a lua estará no seu perigeu, o momento em que está mais próxima da Terra, pelo que também parecerá ligeiramente maior do que o normal.

Esta noite há uma superlua cheia em Capricórnio. Saiba o que significa
Esta noite há uma superlua cheia em Capricórnio. Saiba o que significa
Ver artigo

Um pouco por todo o mundo, este fenómeno faz sucesso sempre que acontece – e registos fotográficos não faltam para assinalar o momento em que a Lua e a Terra estão bem próximas uma da outra. E uma coisa é certa: a lua foi pano de fundo de fotografias que parecem autênticos postais.

Ainda assim, esta não foi a maior super lua de 2023. O satélite natural da Terra esteve a 361.934 quilómetros de distância do planeta, mas já não falta muito para estar ainda mais próximo. Isto porque, a 31 de agosto, a Lua estará a 357.344 quilómetros do nosso planeta.

Clique na fotogaleria.