Sites do jornal "Expresso", SIC, "Blitz", e marcas como a Opto, ADVNCE ou Olhares foram alvo de um ataque informático, no passado domingo, 2 de janeiro.
O grupo Impresa garante que "demorará algum tempo para que a normalidade de todas as operações seja reposta", já que , até à data, ainda não são conhecidas as motivações do ataque levado a cabo por um grupo de hackers intitulado Lapsus Group. "Não foi efetuado qualquer pedido de pagamento (resgate)", confirma, em comunicado divulgado esta quarta-feira, 5 de janeiro.
O grupo reconhece que o ataque "tem dificultado seriamente a missão dos nossos órgãos de comunicação social" e acrescenta que o incidente resulta num "grave atentado à liberdade de imprensa".
No entanto, a Impresa já apresentou uma denúncia/queixa-crime no Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa, "contra incertos, pela prática de crimes de terrorismo, dano relativo a programas ou outros dados informáticos, sabotagem informática, acesso ilegítimo, acesso indevido, desvio de dados e destruição de dados". O incidente foi também notificado à Comissão Nacional de Proteção de Dados e à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.
O grupo "tem trabalhado com as autoridades competentes, nomeadamente com a Polícia Judiciária e com o Centro Nacional de Cibersegurança" para tentar perceber a motivação por detrás do ataque, já que o Lapsus Group, grupo de hackers responsável pelo ataque, não só não pediu nenhum valor monetário (resgate) até à data, como destruiu todos os ficheiros e arquivos noticiosos dos órgãos de comunicação social.
Apesar de os sites continuarem inativos, mais de três dias depois do ataque, a SIC Notícias e o "Expresso" lançaram esta terça-feira, 4 de janeiro, formatos provisórios dos espaços digitais. Neste caso, com o mesmo endereço, com o principal intuito de "dar ao leitor todas as notícias e atualizações a cada minuto".
"Os sites do 'Expresso'e da SIC Notícias estão novamente no ar. Através de https://expresso.pt e https://sicnoticias.pt, os leitores podem voltar a ter acesso aos conteúdos informativos destas marcas do Grupo Impresa", lê-se num comunicado oficial enviado às redações.
O grupo Impresa esclarece que o seu principal objetivo passa por "continuar a resolver a situação e repor rapidamente a normalidade da respetiva atividade", mas reconhece que "demorará algum tempo para que a normalidade de todas as operações seja reposta".
No entanto, faz questão de agradecer aos seus "que têm sido incansáveis neste período tão exigente da vida" do grupo, "bem como aos seus leitores, espetadores, utilizadores, anunciantes, parceiros e órgãos de comunicação social e grupos de media”, dos quais diz ter recebido apoio ao longo dos últimos dias.