Maria Leonor Esteves, cônsul-geral de Portugal em Genebra, na Suíça, está a ser acusada de humilhar, perseguir e ameaçar funcionários do consulado português no país. O comportamento da diplomata já deu origem a uma queixa no Ministério Público, que deu entrada em abril deste ano.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros comprovou a denúncia contra a diplomata, avança o “Correio da Manhã”. Na causa da acusação, estão ameaças, perseguições e humilhações dos funcionários, sendo que, alegadamente, Maria Leonor Esteves terá usado termos como “animais” e “bestas” para se referir aos mesmos.
Além do conhecimento do Ministério dos Negócios Estrangeiro, a queixa contra a cônsul-geral portuguesa em Genebra também foi confirmada pelo Sindicato dos Trabalhadores Consulares.
Alexandre Vieira, secretário-geral do Sindicato dos Trabalhadores Consulares, confirmou à Agência Lusa, tal como refere a RTP, a conduta de Maria Leonor Esteves de “perseguir e humilhar funcionários” e pelas práticas de assédio.
O secretário-geral do Sindicato dos Trabalhadores Consulares refere ainda que “o ambiente laboral no consulado suíço em Genebra não é apropriado e, efetivamente, existem também utentes queixosos em relação à cônsul-geral”.
Com a denúncia em curso, José Cesário, secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, deslocar-se-á na próxima semana, entre 8 e 10 de maio, a Genebra, onde se encontra Maria Leonor Esteves.