Parece que, na RTP1, a noite eleitoral deste ano vai sofrer alterações. Ao que tudo indica, José Rodrigues dos Santos, conhecido jornalista da estação que tem guiado a emissão especial das eleições na noite de votos nos últimos 30 anos, não irá fazer parte da condução do "Telejornal"  de domingo, 18 de maio, e a decisão poderá estar relacionada com as queixas que recebeu depois de uma entrevista polémica. 

Rita Cruz e outros atores denunciam dívidas em dobragens. “Clientes como o Panda e a RTP não querem saber”
Rita Cruz e outros atores denunciam dívidas em dobragens. “Clientes como o Panda e a RTP não querem saber”
Ver artigo

A notícia foi confirmada pelo próprio ao “Correio da Manhã”, mas José Rodrigues dos Santos não quis justificar a decisão tomada pelo canal. Esta, segundo o jornal, poderá ter que ver com as queixas que o Conselho Deontológico do Sindicato de Jornalistas recebeu depois da entrevista do jornalista a Paulo Raimundo, secretário-geral do Partido Comunista Português (PCP), emitida na RTP no passado dia 24 de março. Na conversa, José Rodrigues dos Santos abordou apenas a questão da guerra na Ucrânia. 

Mais tarde, o PCP emitiu um comunicado reagindo à entrevista. “Perante a provocação que aconteceu hoje na RTP, o PCP acionará todos os meios legais. O fascismo e a guerra sabem que têm na firmeza do PCP o seu inimigo“, lê-se no comunicado feito no X. Desta maneira, cinco jornalistas do sindicato reconheceram que a entrevista “não cumpriu o objetivo”, pois era “desejável que outros assuntos tivessem sido abordados, mesmo com tempo limitado”, citou o "CM". 

Assim, a decisão do sindicato veio depois desta afirmação do diretor, pelo que poderá estar diretamente relacionado. Esta não é a primeira vez que José Rodrigues dos Santos se vê numa situação de queixas, uma vez que, em 2024, a ERC considerou que o jornalista não tinha dado espaço à entrevistada, Marta Temido, para dar o seu ponto de vista, aquando das eleições europeias. 

A emissão especial da RTP no dia 18 de maio para as eleições vai ser assim conduzida por Carlos Daniel, apresentador do  “Jornal da Tarde” da estação, Ana Lourenço, do “Telejornal”, e João Adelino Faria, com coordenação de Sandra Sá Couto, jornalista da RTP Porto.