Os ares condicionados podem ser veículos de transmissão do novo coronavírus, por isso, a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, anunciou que a DGS vai lançar já esta quarta-feira, 6 de maio, um manual de regras básicas e gerais para que os mesmos sejam usados sem riscos para quem está no espaço fechado ventilado por estes aparelhos. A novidade foi revelada na conferência de imprensa desta quarta-feira, após a atualização dos números de infetados e mortos por COVID-19.

O risco de transmissão de COVID-19 através de gotículas condicionadas na ventilação de ar condicionados é uma questão que se tem colocado nos últimos dias. Um estudo chinês conclui que há efetivamente riscos, ao analisar o caso de três famílias que apresentaram sintomas de COVID-19, depois de terem jantado no mesmo restaurante, na cidade de Guangzhou, na China.

Os investigadores confirmaram então que “o forte fluxo de ar do ar condicionado pode ter propagado as gotículas” e gerado a infeção.

Cientistas israelitas anunciam ter desenvolvido anticorpo para a COVID-19. "É uma grande conquista"
Cientistas israelitas anunciam ter desenvolvido anticorpo para a COVID-19. "É uma grande conquista"
Ver artigo

Dessa forma, a precaução deve ser mantida e é por isso mesmo que em breve sai um manual da DGS que explica “o que deve ser feito e observado”, diz Graça Freitas. Quanto a medidas mais específicas, essas também serão contempladas no guia.

Ainda na conferência de imprensa, o diretor do Instituto Ricardo Jorge, Fernando Almeida, referiu que os cientistas do Instituto já conseguiram "encontrar qualquer coisa como 150 mutações deste coronavírus desde que saiu de Wuhan até Portugal”, e que agora estão focados em perceber a impressão digital deste coronavírus, que pode ajudar no trabalho de investigação para encontrar uma vacina.