Algo inédito aconteceu esta sexta-feira, 10 de maio. A partir de vários locais em Portugal foi possível testemunhar uma aurora boreal. E tudo indica que será possível continuar a vê-la ao longo do fim de semana. Mas, afinal, o que está na origem deste fenómeno?
Tudo se deveu a uma tempestade eletromagnética de grande intensidade, assim como explicou a "SIC Notícias", que esclareceu ainda que o sol sofreu várias explosões, que acabaram por lançar grandes quantidades de matéria para longe, passando pela Terra.
As diferentes cores das auroras boreais estão relacionadas com os diferentes gases existentes na atmosfera: verde para oxigénio, roxo, azul ou rosa para nitrogénio, esclarece o mesmo órgão de comunicação social. No caso de Portugal, o céu ficou cor-de-rosa.
Por norma, este fenómeno celestial é percecionado sobretudo nos céus nórdicos e polares, onde a latitude é maior. Mas desta vez chegou a zonas como Portalegre, Viseu, Coimbra e Guarda, mas também em França, na Suíça, na Alemanha, na Áustria, na Ucrânia e na Rússia, revela o "Público".
A aurora boreal também foi visível nos Estados Unidos, no Canadá, na Nova Zelândia e na Península Antárctica. Por este motivo, um pouco por todo o Mundo, foram divulgados nas redes sociais inúmeros vídeos e fotografias impressionantes deste momento raro.