O cometa C/2023 A3 Tsuchinshan-ATLAS tem estado a passar pelos céus. Já foi visto nos Estados Unidos da América e, este domingo, poderá ser avistado a olho nu em território nacional. Caso não queira perder este fenómeno, o melhor que tem a fazer é ligar um alarme.

Este corpo celeste passará pelos céus portugueses "40 minutos depois do pôr-do-sol, olhando para oeste, ou seja, às 19h35", segundo a informação dada pelo astrofísico Nuno Peixinho, citado pelo "Correio da Manhã".

Não conseguiu ver a aurora boreal? Mostramos-lhe os melhores vídeos (e este fim de semana há mais)
Não conseguiu ver a aurora boreal? Mostramos-lhe os melhores vídeos (e este fim de semana há mais)
Ver artigo

O mesmo astrofísico adianta que, ao longo da próxima semana, o comenta continuará a poder ser observado, desde que com o auxílio de um telescópio, uma vez que todos os dias perde luminosidade, ao afastar-se progressivamente da Terra e do Sol.

O cometa estará a quase 71 milhões de quilómetros da Terra e a pouco mais de 82 milhões de quilómetros do Sol. No entanto, vê-lo não será tão fácil assim, já que está "muito baixinho no horizonte".

Este cometa foi detetado em janeiro de 2023 por telescópios do Observatório Tsuchinshan, na China, e confirmado pelo telescópio ATLAS da África do Sul, assim como recorda o "Observador".