São imagens verdadeiramente chocantes, partilhadas nesta quarta-feira, 21 de setembro, nas redes sociais. Uma idosa está amarrada a uma cama, praticamente nua, entubada no nariz, com uma ferida aberta e em muito mau estado na zona da anca, e surge coberta de formigas que percorrem quase todo o seu corpo, principalmente na zona do pescoço. A mulher está internada num lar da Santa Casa da Misericórdia de Boliqueime, Algarve, instituição que já reagiu ao caso.

No vídeo, é possível ver que a idosa está acordada e consciente, mas que é incapaz de agir perante as milhares de formigas que lhe percorrem todo o corpo. Uma das mãos está amarrada à cama e o facto de ter uma ferida aberta, em muito mau estado, numa das ancas deixa-me muito limitada. Nas imagens, publicadas no Facebook, é possível ver que as formigas estão por todo o quarto e vêm, em carreiro, de uma divisão contígua ao quarto, que se presume ser uma casa de banho. Percorrem depois o chão e sobem pela cama, cobrindo o corpo da idosa.

Perante o sucedido, a Santa Casa de Boliqueime reagiu em comunicado, considerando o caso uma "negligência grave". "A nossa instituição esclarece que tendo tido conhecimento a semana passada de que algum(ns) trabalhador(es) não garantiu o cuidado adequado a uma utente (...) determinou a instauração de um inquérito de natureza disciplinar para apurar quem é (são) o (os) responsável (eis) por esta situação inadmissível". A Santa Casa diz que irá ser "implacável na punição".

No entanto, a instituição não aceita alguns dos comentários que acompanham o post original onde a situação foi revelada e diz que há "acusações infundadas". Por isso, a Santa Casa garante já ter apresentado "queixa-crime contra a autora" do vídeo para seja reposta "a imagem e bom nome" da Santa Casa de Boliqueime.

O corpo da idosa está coberto por milhares de formigas
O corpo da idosa está coberto por milhares de formigas O corpo da idosa está coberto por milhares de formigas