São chuvas fortes, ar bastante húmido, ventos e trovoadas, tudo ao mesmo tempo. A meteorologia vai mudar radicalmente já a partir da tarde desta terça-feira, 18 de outubro, e assim deverá ficar — com muita chuva — até pelo menos à próxima terça-feira, 25, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Em Lisboa o cenário não é o pior, sendo a região norte mais afetada do que a zona sul do País.
Será nesta tarde de terça-feira, 18, que a tempestade formada no Atlântico irá atingir território nacional. Com ela trará então muita chuva, trovoada e humidade. É possível que em Lisboa os efeitos só se comecem a sentir ao final da tarde, e já no início da noite. Mais a norte, a chuva chegará mais cedo, provavelmente a meio da tarde.
As temperaturas é que teimarão em não descer de forma acentuada. Apesar da chuva, os termómetros só devem baixar dos 15 graus no interior norte, ao longo da semana. Para o Minho e região do Porto deverão andar nos 17º e em Lisboa sempre a rondar os 20º sem grandes oscilações entre temperatura máximo e mínima, durante o dia.
As más condições (boas para um país em seca) atmosféricas irão prolongar-se pelo menos até terça-feira, 25. Isto porque irá ocorrer um fenómeno meteorológico anormal, com a chegada de massas de ar tropical vindas do sul e que trarão consigo muitos vapores de água, que farão com que a precipitação não pare. São esperados vários períodos de chuva forte, sobretudo nas regiões mais a norte e centro.