Portugal regista já 42.782 infetados e 1.587 mortos pelo novo coronavírus. São estes os novos dados avançados pela Direção-Geral da Saúde (DGS) no boletim epidemiológico desta quinta-feira, 2 de julho. Estes números representam um aumento de 328 infetados, enquanto as vítimas mortais registadas são de mais oito do que as de ontem.

O surtos de COVID-19 na região de Lisboa e Vale do Tejo continuam a ser alvo de atenções e apesar de a ministra da Saúde, Marta Temido, ter negado esta quarta-feira, 1 de julho, na comissão parlamentar da Saúde, que a capacidade de internamento para doentes com Covid-19 em Lisboa e Vale do Tejo esteja em rutura, o Hospital de Loures apresenta já uma taxa de ocupação entre os 80% e os 90%, e é um dos mais pressionados na região, de acordo com a RTP.

COVID-19. Ministra da Saúde garante que não há "descontrolo" na região de Lisboa e Vale do Tejo
COVID-19. Ministra da Saúde garante que não há "descontrolo" na região de Lisboa e Vale do Tejo
Ver artigo

Numa altura em que a pandemia parece estar longe de acabar em Portugal e no mundo, uma vez que de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), "o pior ainda está por vir", na República Checa o progressivo regresso à normalidade foi motivo de celebração. O problema é que essa juntou centenas de pessoas num jantar sobre a Ponte Carlos, sem máscaras e sem distanciamento social, escreve a BBC.