Portugal regista já 36.180 infetados e 1.505 mortos pelo novo coronavírus. São estes os novos dados avançados pela Direção-Geral da Saúde (DGS) no boletim epidemiológico desta sexta-feira, 12 de junho. Estes números representam um aumento de 270 infetados, enquanto as vítimas mortais registadas é de apenas mais uma do que ontem.
Também esta sexta-feira, foram levantadas hipótese sobre a eficácia da vacina contra a poliomielite, que protege as crianças contra uma ampla variedade de infeções, no combate à COVID-19, de acordo com o que foi publicado na revista Science esta quinta-feira, 11 de junho.
Os investigadores revelam que "relatórios recentes indicam que a COVID-19 pode resultar em respostas imunes inatas suprimidas", o que significa que a vacina contra a poliomielite "pode aumentar a resistência à infecção pelo vírus causal, síndrome respiratória aguda grave — coronavírus 2 (SARS-CoV-2)", explicam.
"Propomos o uso da vacina oral contra a poliomielite para melhorar ou prevenir a Covid-19. Tanto a poliomielite como o SARS-CoV-2 são vírus de RNA de cadeia positiva, portanto, é provável que possam induzir e ser afetados por mecanismos comuns de imunidade inata", escrevem citados pela CNN.
Sabe-se ainda que o número de casos na África Austral tem aumentado mais do que a média do continente, situação que tem preocupado a Organização Mundial de Saúde (OMS). Só esta sexta-feira o continente africano regista mais 78 vítimas mortais e 7008 pessoas com o novo coronavírus, de acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana.