
A residência oficial do primeiro-ministro devia estar bastante necessitada de mobília, e a julgar pela aquisição feita pela secretaria-geral da Presidência do Conselho de Ministros devia estar mesmo, mesmo a precisar de cadeiras. É que foram publicadas no portal de contratos públicos, o base.gov.pt, as compras de uma mesa e 24 cadeiras para a residência oficial do primeiro-ministro por um valor máximo de 17.119€ + IVA, o que deixará a conta final nos 21 mil euros, revela o "Jornal de Notícias" deste sábado, 12 de novembro.
Esta aquisição não obrigou a concurso público e foi atribuída por ajuste direto, em fevereiro de 2022, à empresa histórica de Lisboa Olaio, fundada em 1886, mas que após uma crise recente acabou por ser reestruturada em 2016 pelos neto e bisneto do fundador, José Olaio.
A mesa comprada é o modelo Caravela São Bento, "em madeira de carvalho natural", pode ler-se no documento oficial. Também as cadeiras são do modelo Caravela.

Esta mobília havia estado exposta na residência oficial "no âmbito da iniciativa Design em São Bento, que se traduz na apresentação de uma ampla seleção de peças de designers portugueses e de produção nacional", esclareceu o gabinete da ministra da Presidência de Conselho de Ministros, citada pela "JN". A mesa e as cadeiras acabaram mesmo por ser compradas e continuaram na residência oficial.