O youtuber Felipe Neto anunciou que irá ser candidato à Presidência do Brasil, e a verdade é que poderá ter mesmo hipóteses de suceder a Inácio Lula da Silva, que não se irá candidatar, até porque o principal adversário, Jair Bolsonaro, também é inelegível até 2030. Felipe Neto, irmão do rei da criançada Luccas Neto, e ex-namorado de Bruna Gomes, tem dinheiro e uma gigantesca capacidade de influência, já que é um dos maiores youtubers do mundo (tem 47 milhões de subscritores no YouTube e mais de 17 milhões de seguidores no Instagram) e ainda irá lançar a sua própria rede social. A candidatura foi anunciada num vídeo publicado no seu perfil. Recorde-se que as eleições estão marcadas para outubro de 2026. 

“Nos últimos meses eu evitei posicionamentos políticos. Porque eu precisava ter um olhar de fora porque, como em toda a minha carreira, eu baseio as minhas opiniões no domínio da informação e no meu enorme anseio de ser um guardião da verdade”, começou por dizer. 

Depois de polémica de atropelamento, Tiago Grila ameaça Mariana Bossy e marido. Veja o vídeo
Depois de polémica de atropelamento, Tiago Grila ameaça Mariana Bossy e marido. Veja o vídeo
Ver artigo

“E é por isso, que após esse período de profunda reflexão e estudos documentados no meu diário, que me acompanha desde o começo dessa jornada, eu anuncio a minha pré-candidatura à presidência da república”, continuou Felipe Neto. 

No vídeo, o youtuber afirma ainda que isto “não é um gesto de vaidade” dado que construiu um “legado financeiro e na comunicação” que alimentam o seu “estômago e o ego para o resto da vida”. No entanto, esta não foi a única novidade. 

Felipe Neto revelou também que vai lançar uma nova rede social: a Nova Fala. “É uma espécie de laboratório onde cada cidadão, enquanto interage com os conteúdos, cede voluntariamente informações para que nós possamos saber as reais preferências e necessidades do povo brasileiro”, explicou. 

O influenciador referiu ainda que a Nova Fala “permitiria criar uma plataforma de governo neutra” e “sem qualquer ideologia”. 

Nos comentários, muitos internautas levantam a hipótese de Felipe Neto tenha feito o vídeo apenas para ser uma “jogada de marketing” para criar burburinho para abrir espaço para algo maior. Quem está no clube do livro sabe que a crítica veio pesada... Rede social, grande irmão, presidente que é um "pai"... Várias falas recortadas de momentos graves da nossa História. Aliás, o Felipe já disse em vários vídeos que não quer ser político”, pode ler-se num comentário. 

Vários internautas também estão a criticar o jornalismo brasileiro por estar a divulgar o vídeo como sendo algo real. “Vim para acompanhar os desdobramentos. Já tá sendo hilário e ao mesmo tempo inacreditável. O que virou o jornalismo brasileiro?”, questiona um seguidor. 

Felipe Neto terminou o vídeo a revelar que no dia seguinte, 4 de abril, vai explicar mais detalhes sobre a Nova Fala. 

Veja o vídeo

ATUALIZAÇÃO
Num vídeo publicado a 4 de abril, Felipe Neto acabou por revelar que não se vai candidatar à presidência e que tudo não passou de uma estratégia para publicitar o lançamento, em áudio, do livro "1984", de George Orwell, do qual o youtuber retirou citações autoritárias para criar alarmismo. "O que eu queria era chamar a sua atenção. Tudo o que falei naquele vídeo é o oposto do que eu acredito", explicou.

Quem são os adversários

Ainda não são conhecidas candidaturas oficiais à Presidência do Brasil, mas é quase certo que o candidato do PT sairá de duas hipóteses: Eduardo Haddad, atual ministro da Fazenda, e candidato nas presidências de 2018, quando foi derrotado por Bolsonaro, ou Geraldo Alckmin, atual vice-presidente e homem da confiança de Lula. Entre os opositores do PT, destacam-se Michelle Bolsonaro, mulher de Jair Bolsonaro, que poderá avançar com uma candidatura em nome do marido, inelegível até 2030 devido ao ataque de Brasília, e Tarcísio Freitas, atual governador de São Paulo. O apresentador Luciano Huck é um eterno candidato a candidato e poderá, desta vez, avançar mesmo.