Uma equipa da Cruz Vermelha Portuguesa salvou um bebé de 2 meses de morrer engasgado, e quando a criança já estava em paragem cardiorrespiratória. O caso aconteceu na terça-feira, 5 de março, na Quarteira, perto de Vilamoura, no Algarve.
Helena e Lisandra Marques, que estavam ao serviço do INEM, acorreram à chamada de emergência depois de a criança ter ficado engasgada com o próprio leite e ter parado de respirar. As duas mulheres conseguiram reanimar a criança e cuidar dela até à chegada da equipa médica, que acabou por estabilizar o bebé, revelou o "Correio da Manhã" desta quinta-feira, 7.
A criança ainda não está totalmente fora de perigo, já que seguiu, depois, para a unidade de cuidados intensivos pediátricos do Hospital de Faro, onde ficou internada. Não se sabe ainda se poderá haver mazelas futuras devido ao facto de o bebé ter ficado algum tempo sem oxigénio no cérebro. Os pais da bebé tiveram grandes dificuldades em superar o susto e estão a receber apoio emocional e psicológico das equipas especializadas do INEM.