Um gato atravessou sozinho quase toda a França para regressar à casa que sempre conheceu como sendo a sua. O felino fez a travessia ao longo de 13 meses, depois de se ter perdido dos donos. O reencontro foi emocionante.
A história começou em agosto de 2021, quando a família De Amicis resolveu mudar de casa. Deixaram a cidade onde viviam na região de Meuse, perto da fronteira com a Bélgica, e foram para a zona de Orne, na Normandia, a mais de 600 quilómetros de distância. Embalaram tudo, contrataram uma empresa de mudanças e levaram tudo para a casa nova, na cidade nova. Quando estavam a descarregar mobílias e malas, perceberam que faltava o gato, Cocci, de 10 anos, que estava desaparecido. Tinham a certeza de que o animal tinha vindo com eles, mas a verdade é que não o encontravam em lado algum. Após horas e horas de buscas, resolveram andar pela cidade à procura do animal. Sem resultado. "Procurámos, procurámos, procurámos. Pusemos o bairro inteiro em alvoroço. Infelizmente, ninguém tinha visto o gato", contou a dona do animal, Laëtitia De Amicis, em declarações à estação de televisão TF1.
Mas a sensação inicial do casal era mesmo a correta. O gato viajou com a família de Meuse até Orne, e terá fugido mal abriram a porta do carro, sem que ninguém se apercebesse. Numa região estranha, com cheiros estranhos, o animal terá ficado confundido e não conseguiu encontrar forma de voltar para a sua família de sempre. Cocci terá iniciado então uma viagem que durou um total de 13 meses até voltar à sua casa original, a que sempre conheceu como sua, em Meuse.
O animal acabou por ser recolhido nas redondezas da casa antiga por uma pessoa, que partilhou nas redes sociais que o tinha encontrado. Uma conta de Facebook que se dedica a promover encontros entre animais perdidos e os seus donos apanhou a publicação e partilhou-a na sua página. Os donos de Cocci viram a foto e não o reconheceram de imediato. "Ele estava muito diferente", disse a dona à estação televisiva. Mas aquela imagem "disse algo ao coração", explicou a mulher. Quiseram saber mais sobre o gato e concluíram que era mesmo Cocci, que estava ao pé da antiga casa. "Vertemos lágrimas. Nunca esqueceremos aquele momento", recordou Laëtitia De Amicis.
O gato tem sido estrela de vários canais de televisão franceses, que não se cansam de contar esta história. "Cocci tem um encontro esta noite às 20 horas nas notícias da TF1! E como ele gosta, também estará no jornal France 2 ao mesmo tempo", partilhou a dona nas suas redes sociais.