Depois de uns dias que já trouxeram um cheirinho a Primavera, a chuva regressou esta quinta-feira e irá continuar um pouco por todo o País (com mais incidência a norte) nos próximos dois dias, até sábado, 18 de março. Mas domingo, Dia do Pai, vai ser mais agradável, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA).
Assim, ao longo desta sexta-feira, 17, são esperados "aguaceiros, em especial no litoral Norte e Centro", que serão acompanhados de uma "descida da temperatura máxima" mas uma "pequena subida da temperatura mínima", um pouco por todo o País. Assim, o céu irá mostrar "muita nebulosidade" de norte a sul.
Ainda esta sexta-feira, na Grande Lisboa, os aguaceiros serão "fracos e pouco frequentes". Já no Grande Porto, poderão ser "ocasionalmente sob a forma de granizo e acompanhados de trovoada", revela o boletim do IPMA.
Sábado a coisa não muda muito e são novamente esperados "aguaceiros, em especial no Norte e Centro, diminuindo de frequência a partir da tarde. Ainda assim, os aguaceiros serão "em geral fracos, em especial nas regiões Norte e Centro". O IPMA alerta, no entanto, para um "acentuado arrefecimento noturno" e para uma "pequena descida da temperatura mínima". Na Grande Lisboa, haverá então "períodos de céu muito nublado, diminuindo de nebulosidade a partir da tarde". Já no Grande Porto, o céu estará também "geralmente muito nublado, diminuindo de nebulosidade a partir da tarde". Os aguaceiros serão "em geral fracos, temporariamente moderados até ao início da manhã e diminuindo de frequência a partir da tarde".
Domingo é que a coisa muda, o que são boas notícias para quem quer aproveitar um Dia do Pai ao ar livre. O céu estará "geralmente pouco nublado" em todo o território continental e haverá uma "subida da temperatura máxima" acompanhada de uma "pequena descida da temperatura mínima", de acordo com o IPMA.
A semana deverá começar com nova subida da temperatura máxima, mas a chuva irá regressar ao litoral norte.