Chama-se XBB 1.5 e é a nova variante de Covid que está já a infetar milhões de pessoas por todo o mundo, inclusive em Portugal. Embora muita gente esteja relativamente protegida pelas vacinas tomadas para a Covid-19, a verdade é que esta nova variante obriga a outro tipo de proteção, para que os resultados sejam mais eficazes. O Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CCPD), dos Estados Unidos, onde os casos aumentam todos os dias, recomenda mesmo a que todas as crianças com mais de 6 meses e todos os adultos tomem a nova vacina, que já está criada pela Pfizer e pela Moderna, e que será disponibilizada em breve.
Numa votação feita entre os especialistas do CCPD, os resultados foram de 13-1, com 13 votos a favor de uma tomada generalizada da nova vacina, contra apenas 1 voto contra. Mandy Cohen, diretora da CCPD, garantiu que esta é a forma "mais eficaz" para se proteger "a si, aos seus familiares e amigos".
Depois de um verão que começou tranquilo, os casos da nova variante Omicron têm vindo a aumentar em todo o mundo, também em Portugal. Os especialistas garante que a situação vai piorar muito com a chegada do tempo frio, como, aliás, já está a acontecer, com o número de casos a subir de dia para dia.
Também o Comité Consultivo para as Práticas de Imunização recomendou esta terça-feira, 12 de setembro, que as vacinas devem ser tomadas por "praticamente todos os americanos", à exceção dos bebés com menos de 6 meses. Caso seja emitida uma recomendação oficial para a toma da vacina, emitida por este comité, o Estado irá assumir o custo das novas vacinas, que serão gratuitas para toda a gente.
"Temos mais ferramentas do que nunca para evitar os piores resultados da Covid. O CDC recomenda agora a vacinação actualizada contra a Covid para todas as pessoas a partir dos seis meses de idade, a fim de melhor o proteger a si e aos seus entes queridos", disse Mandy Cohen.