Durante a noite do dia 23 para 24 de fevereiro de 2022 iniciou-se a invasão da Ucrânia por parte das tropas russas. A partir daí, bombardeamentos, mísseis, mortes, destruição e tragédia foram palavras que passaram a fazer parte do vocabulário diário de milhares de pessoas.

Nesse sentido, e com o intuito de promover o diálogo e o entendimento, para que a guerra possa ter um fim o quanto antes, a Bar Ogilvy, agência portuguesa de publicidade, teve a ideia de criar a iniciativa "Peace Talk, Table for 2" para a Amnistia Internacional marcar um ano desde o início dos confrontos armados entre a Ucrânia e a Rússia.

Esta ideia consiste em ter sempre disponível uma mesa num restaurante do mundo para que os líderes russo e ucraniano se possam sentar e partilhar uma refeição, e chegarem a um consenso.

Banksy está na Ucrânia a criar obras de arte nos destroços da guerra. Veja os graffitis do maior artista de rua do mundo
Banksy está na Ucrânia a criar obras de arte nos destroços da guerra. Veja os graffitis do maior artista de rua do mundo
Ver artigo

O chef José Avillez, detentor do restaurante Belcanto, em Lisboa, com duas estrelas Michelin, foi o primeiro voluntário que decidiu juntar-se a esta iniciativa, e por isso, irá manter uma mesa reservada no seu espaço para que Vladimir Putin e Volodymyr Zelensky discutam as suas diferenças e encontrem um ponto de encontro, acompanhados de uma requintada refeição.

A ideia que promove a paz pretende continuar a espalhar-se pelos vários cantos do mundo, até que seja anunciado o fim da guerra. Contudo, enquanto isso ainda não acontece, a Amnistia Internacional criou uma página de doações, com o intuito de ajudar todas as pessoas que têm sido vítimas dos confrontos. Para além disso, através do mesmo site, é possível descobrir os ataques que surgem na Ucrânia, apelos, ajuda já prestada e necessidades urgentes das populações.

O restaurante português, que se estreia nesta aposta para promover a paz, encontra-se na lista “The World’s 50 Best Restaurants”. O Belcanto situa-se na zona histórica de Lisboa, e pretende proporcionar "uma viagem gastronómica e sensorial absolutamente única", com "uma cozinha portuguesa contemporânea num ambiente sofisticado que nos faz viajar do romantismo do antigo Chiado até ao futuro", pode ler-se no site do espaço.

Veja o restaurante português que aguarda a presença de Putin e Zelensky.