Uma conhecida youtuber morreu aos 24 anos em frente à câmara quando se filmava a comer uma quantidade absurda de comida, ao mesmo tempo que ia interagindo com os seus seguidores, que acompanhavam o direto. A influencer era uma das mais conhecidas adeptas do Mukbang, uma tendência cada vez mais viral em que pessoas se posicionam atrás de uma mesa cheia de comida e vão comendo tudo até não restar nada. Esta nova trend leva a que os seus autores engordem de forma impressionante, muitas vezes em pouco tempo, o que tem causado em muitos deles os mais variados problemas de saúde. Este último caso foi mesmo fatal.
Pan Xiaoting, 24 anos, era uma mukbanger profissional há vários meses, depois de ter deixado o seu emprego como empregada de mesa, na China. Ultimamente, vivia da publicidade do seu canal de YouTube, onde fazia diretos e partilhava vídeos que a mostravam a cumprir desafios radicais sempre ligados a ingestões de quantidades absurdas de comida. Num desses desafios, Pan Xiaoting teve de comer, sem parar, um total de 10 quilos de comida. Noutro, desafiou-se a fazer um direto durante 10 horas em que esteve sempre a comer, sem parar.
Embora nunca tivesse sido magra, a youtuber chinesa engordou substancialmente desde que começou a fazer mukbang e na altura em que morreu pesava já mais de 300 quilos. No dia da morte, Pan Xiaoting foi levada para o hospital, autopsiada e foram-lhe diagnosticadas várias lesões graves na zona abdominal, sendo que tinha o estômago completamente cheio de comida não digerida, o que revela uma falência do organismo.
Esta tendência do Mukbang é altamente rentável para os seus praticantes, que não só recebem comida gratuitamente de vários restaurantes que querem promover os seus pratos, como os youtubers faturam milhares de euros em publicidade de anúncios na página.
Criada na Coreia do Sul, onde continua a ser muito popular, esta trend do Mukbang alastrou também em força pela China, o que levou mesmo o governo chinês a tomar medidas para tentar travar este fenómeno, que chegou em 2020. Se um mukbanger for denunciado às autoridades pode ser multado em até 10.000 yuans (aproximadamente 1500€), numa medida que visa combater o desperdício de comida.
Pan Xiaoting já havia sido alertada várias vezes pelos próprios pais para os riscos de saúde que corria por praticar esta tendência, mas a sua resposta era sempre um "não se preocupem, eu aguento". Antes de morrer, a chinesa havia já adquirido um estúdio próprio onde se filmava a comer, profissionalizando esta atividade. E as visualizações dos vídeos aumentavam à medida que os desafios iam subindo de grau de dificuldade. Esses desafios passavam por coisas como comer o máximo de hambúrgueres possível em determinado período de tempo, limpar uma mesa totalmente cheia de comida, comer sem parar durante um número de horas definido, comer todos os pratos de uma carta de um restaurante.
A youtuber chegou a estar hospitalizada depois de o seu estômago ter tido uma hemorragia grave, quando quase rebentou. Mas Pan Xiaoting recuperou e mal teve alta voltou aos vídeos de mukbang.
A chinesa morreu no passado dia 14 de julho em frente às câmaras.