
Hara Hachi Bu é um termo japonês que significa “coma até estar 80% satisfeito”, com origem na cidade de Okinawa, Japão. De acordo com o centro médico e académico sem fins lucrativos Cleveland Clinic, nesta cidade japonesa os cidadãos seguem esta estratégia como forma de controlar os seus hábitos alimentares. Curiosamente, esta população apresenta uma das taxas mais baixas de doenças cardíacas, cancro e AVC, para além de uma esperança média de vida bastante elevada.
“Isto é um bom conselho para quem tende a comer em excesso e está a aprender a encher o estômago com apenas o suficiente. Apontar para os 80% de saciedade ajudará, provavelmente, a encontrar um bom equilíbrio”, refere a psicóloga Susan Albers, no seu livro “Eat, Drink and Be Mindful”.
“As tendências alimentares geralmente envolvem contar calorias ou eliminar grupos de alimentos. No entanto, o Hara Hachi Bu é uma abordagem simples e consciente que incentiva a moderação e a autoconsciência”, explica a dietista Shruti K Bhardwaj à página HealthShots.
Mas como funciona o Hara Hachi Bu?
Para aplicar esta estratégia no seu dia a dia basta olhar para o seu prato e determinar a quantidade que o deixaria totalmente satisfeito. De seguida, estime o que seria 80% dessa porção, cerca de dois terços do prato. O objetivo é sentir-se satisfeito, mas sem ficar completamente cheio.
“Coma mais devagar e dê tempo ao seu corpo para perceber quanto já ingeriu. Se comer rapidamente e parar quando acha que está 80% cheio, pode, na verdade, estar a 100% sem se aperceber, pois o seu corpo ainda não teve tempo de acompanhar a sua mente”, explica a psicóloga.
“Parar de comer antes de atingir a saciedade total, reduz o risco de ganho de peso desnecessário. Como esta prática incentiva a alimentação consciente, permite que o corpo processe os sinais de fome e saciedade de forma mais eficaz”, explica Bhardwaj, referindo que o Hara Hachi Bu pode ajudar ainda a regular os níveis de açúcar no sangue, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares.
“É difícil deixar comida no prato, mesmo quando sabemos que pode ser mais do que realmente precisamos. É mais fácil reduzir aos poucos até encontrar a porção certa para a sua fome do que começar logo por cortar a comida pela metade. Preste atenção aos seus pensamentos e à resposta do seu corpo a esta abordagem”, acrescenta Susan Albers.
Se sente regularmente que fica demasiado cheio quando come esta estratégia pode ser uma boa aliada. Para conseguir colocar o Hara Hachi Bu em prática, as especialistas aconselham utilizar pratos mais pequenos, comer devagar e evitar comer enquanto está distraído.