Em fevereiro deste ano, Tiba Camargos ficou tetraplégico após saltar para um rio em Alegria, no Rio Grande do Sul, no Brasil, para tentar salvar o filho de morrer afogado, segundo o “Correio da Manhã”.
Tudo aconteceu quando, ao ouvir o pedido de ajuda do filho Matias, de 12 anos, o influenciador católico decidiu atirar-se para o rio para o socorrer. No entanto, Tiba Camargos bateu com a cabeça numa pedra e acabou por sofrer um traumatismo craniano. Após ser submetido a diversas cirurgias, ficou tetraplégico.
“Matias não se afogou, ele apenas se assustou, e o pai, ao ouvir os gritos de ajuda do filho, saiu a correr e foi ao seu encontro. Para evitar que se afogasse, atirou-se à água, mas acertou em cheio numa pedra”, esclareceu Déa Camargos, mulher de Tiba Camargos.
A história do influenciador brasileiro, de 44 anos, comoveu o Brasil e impulsionou uma campanha para angariar fundos para o seu tratamento, que conseguiu arrecadar mais de 500 mil euros.
Tiba Camargos é casado desde 2010 e tem seis filhos. Licenciado em Filosofia, é fundador do Movimento Juntos Pela Vida e desenvolve palestras sobre fé, educação e família. No passado, foi diretor de teatro e apresentador de televisão e rádio. No Instagram, conta com mais de 740 mil seguidores.
A história do influenciador católico vai agora ser relatada no documentário “Dia da Cruz”, cuja produção acompanha o percurso de Tiba Camargos, nomeadamente a sua recuperação depois da cirurgia de urgência em Porto Alegre, o regresso à família e as adaptações que a sua lesão exigiu. Além de imagens únicas do período pós-acidente, o documentário vai incluir também os testemunhos de Déa Camargos, de familiares e do influenciador. “Dia da Cruz” chega ao streaming em 2026, embora apenas para o mercado brasileiro.