
Uma influenciadora de 23 anos foi assassinada ao final da tarde desta terça-feira, 13 de maio, num salão de beleza em Zapopan, nos arredores de Guadalajara, no México. As autoridades confirmaram que a vítima foi alvejada por um homem que entrou no estabelecimento e disparou com uma arma de fogo, matando-a no local, enquanto esta fazia um direto nas redes sociais, diz "O Globo".
O crime ocorreu por volta das 18h30. Na transmissão ao vivo, a influenciadora olha pela janela, antes de ser atingida com dois tiros na cabeça e um no peito, acrescenta o "Extra". De acordo com vários meios, a vítima era também proprietária do salão de beleza onde se encontrava. O Ministério Público indicou ainda que está a investigar o caso ao abrigo do protocolo de femicídio.
Todas as circunstâncias apontam para um crime com contornos de violência de género, avança a mesma publicação. Os inspetores recolheram testemunhos e provas no local com o objetivo de apurar a identidade do autor dos disparos e esclarecer o que motivou, efetivamente, o ataque a Valeria Márquez, que contava com mais de 95 mil seguidores no TikTok.
Apesar de ainda não existirem informações oficiais sobre possíveis ameaças prévias, a visibilidade online da jovem e o facto de ser mulher empreendedora estão a ser considerados elementos relevantes na investigação. Nos últimos anos, o México tem registado um aumento preocupante de crimes dirigidos a mulheres em espaços públicos e privados, muitos dos quais associados ao género, à profissão ou à exposição.