Aos 74 anos, o rei Carlos III foi coroado este sábado, 6 de maio, na abadia de Westminster, no Reino Unido. Isabel II foi coroada há 70 anos, no dia 2 de junho de 1953. São várias as diferenças de uma cerimónia para a outra e há algumas curiosidades interessantes sobre as celebrações das quais lhe pomos a par.

Coroação do rei Carlos III. Estamos encantados com o look de Kate Middleton que homenageia Diana e Isabel II
Coroação do rei Carlos III. Estamos encantados com o look de Kate Middleton que homenageia Diana e Isabel II
Ver artigo

Primeiro de tudo, é de realçar a diferença de idades com que ambos foram coroados. Enquanto Isabel II tinha 27 anos e o marido, príncipe Filipe, estava prestes a completar 32 anos, Carlos III foi coroado com 74 anos e Camilla com 75 anos. Uma semelhança é que tanto Isabel II como o filho decidiram manter o nome.

As celebrações da coroação do rei Carlos III serão bem mais modestas do que as de Isabel II, tanto a nível de convidados como de custos ou a duração da cerimónia. Na de Isabel II, que durou mais de três horas, estiveram presentes 8251 convidados e custou 912 mil libras (20,5 milhões de euros). Já a cerimónia de Calos III teve uma duração de cerca de duas hora, com cerca de 2200 convidados e com um custo de 100 milhões de libras (cerca de 113 milhões de euros), devido aos custos de segurança exigidos atualmente.

Os convites para a cerimónia de coroação do rei Carlos III foram uma criação de Andrew Jamieson, segundo o site da família real, desenhados à mão e pintados em aguarela e guache, com um Homem Verde, uma figura antiga do folclore britânico. As flores foram feitas em cartão reciclado e aparecem em grupos de três, dado que Carlos III é o terceiro monarca com esse nome. Além disso, tem leões, unicórnios e javalis, alusivos aos brasões de armas da casa real.

Começando pelo início da cerimónia, rei Carlos III desfilou 150 metros e sentou-se na cadeira da coroação com mais de 700 anos. Houveram 12 momentos musicais na cerimónia, sendo a maior parte cantados em galês e um deles em grego, como homenagem ao pai do rei, o príncipe Filipe, que nasceu na Grécia, avança o "Público".

coroação rei Carlos III

Camilla também foi tornada rainha na cerimónia deste sábado e já não será referida como rainha Consorte. A última vez que uma rainha Consorte foi coroada foi a mãe de Isabel II, em 1937, na coroação do rei Jorge VI, avô de Carlos III.

Enquanto na coroação de Isabel II todos os membros da família real juraram lealdade à monarca, na coroação de Calos III apenas o príncipe William prestou o juramento de lealdade, ajoelhando-se e prometendo suceder-lhe quando o momento chegar. Já o príncipe Harry esteve presente na cerimónia, mas não desempenhou nenhum papel. Além disso, o duque de Sussex vai regressar à Califórnia depois da cerimónia para festejar o quarto aniversário do príncipe Archie ao lado de Meghan Markle, que não esteve presente na coroação, avançou o "Daily Mail".

Relativamente ao cortejo, o de Isabel II e do príncipe Filipe foi de 7,2 quilómetros no coche dourado entre a abadia de Westminster e o Palácio de Buckingham. Já o de Carlos III e Camilla vai ser de pouco mais de 2 quilómetros no mesmo coche. Para garantir que tudo corria como previsto, foram mobilizados 11 mil polícias para as cerimónias, segundo a TVI.