Medalha de prata em omnium a 8 de agosto, Iuri Leitão já tinha conquistado o coração dos portugueses, ao arrecadar esta distinção nos Jogos Olímpicos de Paris. Dois dias depois, o ciclista de 26 anos juntava-se ao colega de equipa Rui Oliveira para a prova de madison e, juntos, faziam o que ainda não tinha sido feito: a medalha de ouro para Portugal na modalidade.

Por esse motivo, a dupla de ciclistas foi eleita pelos leitores como a figura nacional que mais se destacou em 2024, com 40,1% dos votos. Em segundo lugar, ficou Ruben Amorim (28,8%). O treinador de 39 anos trocou o Sporting pelo Manchester United, protagonizando a mais mediática transferência do ano no futebol português.

sondagem magg figuras do ano
sondagem magg figuras do ano

A nível internacional, os leitores da MAGG destacaram Gisèle Pelicot, elegendo-a como figura do ano, com 45% dos votos. A francesa de 72 anos tornou-se um símbolo de coragem e resistência ao abdicar do anonimato durante o julgamento do marido e de mais 50 suspeitos, entretanto condenados. Gisèle Pelicot foi drogada e abusada sexualmente por quase oito dezenas de estranhos, que eram aliciados pelo marido, Dominique Pelicot, em fóruns online. Dominique Pelicot foi condenado a 20 anos de prisão e não vai recorrer da sentença.

Gisèle Pelicot
Gisèle Pelicot créditos: Reprodução TF1 INFO

Em segundo lugar, com 14,9% dos votos, ficou a cantora norte-americana Taylor Swift que, este ano, fez a digressão mais lucrativa da história da música.

sondagem magg figura do ano internacional
sondagem magg figura do ano internacional