![20 livros a não perder em fevereiro (do testemunho da filha de Pelicot aos fenómenos do TikTok)](/assets/img/blank.png)
Depois de um começo do ano cheio de livros surpreendentes, como foi o caso da autobiografia do Papa Francisco, "Esperança", ou o terceiro livro da saga "Quarta Asa", "Tempestade de Ónix", fevereiro promete não ficar nada atrás.
Algumas já disponíveis e outras em pré-lançamento, há thrillers, romances, testemunhos reais e livros de não-ficção. Uma das novidades deste mês que promete ser das mais bombásticas é da Guerra e Paz, com o relato surpreendente de quem conheceu um horror sem precedentes: "E Deixei de te Chamar Papá", de Caroline Darian.
Trata-se do testemunho da filha de Gisèle Pelicot, a mulher de 72 anos que foi drogada pelo marido, Dominique Pélicot, e violada por mais de 70 homens ao longo de uma década. Caroline vai relatar as descobertas avassaladoras sobre estes episódiose partilhar com o mundo a bravura da mãe, explicando como Gisèle conseguiu continuar a viver com alegria após descobrir os crimes do marido. O caso ficou encerrado em dezembro de 2024, com Dominique Pélicot a ser condenado a 20 anos de prisão.
Uma outra novidade de não-ficção é o livro de Bill Gates, "Código-Fonte", onde o antigo diretor executivo da Microsoft e um dos homens mais ricos do mundo vai deixar os leitores entrarem na sua vida privada. Este é um relato na primeira pessoa de como Bill Gates se tornou no empresário que é hoje, desde a sua infância aos primeiros e ambiciosos passos no mundo da tecnologia, contando as memórias que tem do avô e os conselhos das verdadeiras amizades.
No entanto, não só de autobiografias se fazem estas novidades - há muitos novos livros de ficção para explorar. "Raparigas no Inferno", de Leslie Wolfe, é a mais recente obra da escritora sobre a inspetora Kay Sharp, que vai falar sobre uma mãe solteira brutalmente assassinada diante das suas três filhas, e que promete muita ação e enigmas por resolver. Também "Onde me Deixaste", da portuguesa Joana Costa, é uma das novidades de fevereiro, com uma história de amor que não quer deixar ninguém indiferente: uma estudante de música e um professor da faculdade.
Freida McFadden volta a atacar com "O Acidente", que sai no final do mês e fala sobre uma mulher grávida de oito meses que se vê presa dentro da sua viatura depois de um trágico acidente, e Jeneva Rose chega às livrarias portuguesas com "O Casamento Perfeito". "Nem Todas as Árvores Morrem de Pé", de Luísa Sobral, "Enciclopédia de Fadas", de Emily Wilde, e "Mesa para Dois", de Amor Towles, são outras das novidades.