Como acontece muitas vezes, a edição de 2023 do concurso de Miss Universo foi dominado pelas candidatas da América Central e do sul, com várias concorrentes a ocuparem os primeiros 10 lugares. A vencedora foi a Miss Nicarágua, que bateu entre as três finalistas as concorrentes da Austrália e da Tailândia. Entre as 10 primeiras estavam as candidatas da Colômbia, El Salvador, Porto Rico, Peru ou Venezuela. Também a concorrente espanhola conseguiu chegar a esta fase da competição, ao contrário da portuguesa.

Marina Machete, a candidata nacional, que causou enorme polémica no nosso país pelo facto de ser a primeira vencedora trans do concurso Miss Portugal, o que lhe valeu críticas, no Jornal Nacional, do comentador Miguel Sousa Tavares, chegou a estar entre as 20 finalistas escolhidas, mas não foi além desta fase da prova.

Na seleção das 10 concorrentes que passaram à final, a portuguesa ficou de fora da lista.

A vencedora que salva cães e preocupa-se com a saúde mental

Sheynnis Palacio, a nova miss universo 2023
Sheynnis Palacio, a nova miss universo 2023

A grande vencedora foi a Miss Nacarágua, Sheynnis Palacio. A concorrente de 23 anos é, de acordo com a descrição que é feita pela organização "uma ativista de saúde mental", que trabalha como produtora audiovisual na cidade de Manágua, na Nicarágua. "Normalmente prefere estar atrás da câmara, mas ganhou asas porque acredita que deve encontrar soluções para o maior número possível de problemas do mundo", define a organição do concurso. Enquanto estudava na faculdade, onde tirou Comunicação, Sheynnis trabalhou num negócio de snacks da mãe, que acabou por falir durante a crise económica que afetou o país. "A mãe emigrou para o norte para encontrar um emprego melhor e Sheynnis tornou-se o suporte económico e emocional da avó e do irmão mais novo". Para o ano de 2024, em que irá fazer várias ações enquanto Miss Universo, "a sua causa será a saúde mental, que deriva das suas próprias experiências com a ansiedade", isto num país, a Nicarágua, "onde esta questão é raramente abordada". Para isso, a agora miss universo criou uma iniciativa para democratizar a questão da saúde mental chamada "Understand Your Mind". Aqui, ela "entrevista especialistas em cuidados emocionais. Nos tempos livres, Sheynnis "ajuda a salvar cães e gatos abandonados" e gosta de "montar puzzles".

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.