Andreia Correia foi eleita Miss Portugal 2024 e Miss Portugal Universo 2024 na Gala Final Miss & Mrs Portugal 2024, realizada no Cine-Teatro Avenida em Castelo Branco, no passado mês de junho. Agora, a candidata de Sintra vai representar o País no Miss Universo e é algo extremamente simbólico: isto porque é a primeira mulher negra a fazê-lo por Portugal nesse mesmo concurso.
Esta sexta-feira, 18 de outubro, a candidata foi entrevistada por Diana Chaves, no programa "Casa Feliz", da SIC. À conversa com a apresentadora, Andreia Correia falou sobre esta jornada, que, embora só tenha começado oficialmente aos 19 anos, começou a manifestar-se desde os 5, altura em que já se atrevia a calçar os sapatos de salto da mãe, enquanto ensaiava poses – e vislumbrava um futuro nas passerelles.
“Eu comecei seriamente aos meus 19 anos, quando participei no Miss Queen Portugal", começou por dizer. "Era bem novinha e agora tem sido sempre esta correria”, diz, refletindo sobre o esforço e a dedicação necessários para chegar até a este ponto. Refletindo sobre a vitória, diz que "é uma honra", uma vez que era a "única negra no concurso" (e ter vencido é uma questão de representatividade que "faltava em Portugal").
Ao recordar o momento da vitória, Andreia Correia revelou que sentiu um turbilhão de emoções. A par disto, destacou o apoio incondicional da sua mãe, que esteve ao seu lado desde o início do seu percurso, que começou em Londres, onde estudava moda. "Se não fosse ela, eu não estaria aqui", disse. De seguida, foi presenteada com uma visita da progenitora.
O concurso Miss Universo 2024 está agendado para o dia 17 de novembro de 2024, em El Salvador. Além de ter conquistado o título de Miss Portugal, possui outros reconhecimentos no mundo dos concursos de beleza, como Miss Portugal UK 2019, Miss Aura Portugal 2020 e Miss Intercontinental Portugal 2021.