Não vamos ter um fim de semana prolongado propício a grandes passeios: a passagem da depressão Alex vai ter consequências em todo o território nacional. São esperadas ondas até seis metros, com duração "entre os dez e os 12 segundos, sobretudo nas regiões costeiras do norte e centro do País, alerta um comunicado divulgado pela Autoridade Marítima Nacional esta quinta-feira, 1 de outubro.
O vento poderá "registar velocidades superiores a 60 quilómetros por hora e rajadas acima de 85 quilómetros por hora", o que leva a autoridade a pedir à população para evitar passeios "junto à orla costeira, nas arribas e nas praias, bem como a prática de atividades lúdicas nas zonas expostas à agitação marítima". A pesca lúdica, "mais concretamente junto às falésias e zonas de arriba nas frentes costeiras atingidas pela rebentação das ondas", também é desaconselhada.
Em todo o território de Portugal Continental é esperada a ocorrência de chuvas e vento fortes, embora os distritos de Braga, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Viseu e Guarda sejam aqueles onde os aguaceiros possam ser sentidos com mais intensidade.
As temperaturas também vão baixar: esta sexta-feira, Lisboa apresenta máximas de 20 graus, temperatura que só sobe no domingo, e apenas um grau. No Porto, esperam-se máximas de 18 graus no fim de semana.