Chama-se "Retrato de uma criança" e foi pintado pelo holandês Ferdinand Bol, no século XVII. Não é das pinturas mais relevantes da época, mas por estes dias é das mais comentadas do mundo, sobretudo nas redes sociais, depois de uma mãe e uma filha terem detetado um detalhe delicioso na pintura, exposta na National Gallery, de Londres.

No quadro, o rapaz aparenta usar uns ténis com o logotipo da Nike, a famosa vírgula. Fiona Foskett, 57 anos, estava a visitar o museu com a filha, Holly, 23, quando notou na curiosidade. "Eu disse à minha filha: 'Espera, aquele rapaz está a usar umas sapatilhas Nike'", disse ela, citada pelo site Clarin.

Quadro com ténis Nike

A filha teve a mesma reação da mãe. Na internet, o debate está a acesso e voltaram muitas teorias sobre viajantes no tempo, muito comuns neste tipo de situações. São muitos os exemplos de fotos e quadros do passado onde são detetados objetos do presente como smartphones, relógios tecnológicos ou naves.

Ninguém percebe porque é que a maior viagem de avião do mundo não se faz em linha reta. Esta é a explicação
Ninguém percebe porque é que a maior viagem de avião do mundo não se faz em linha reta. Esta é a explicação
Ver artigo

"Olhando para a idade do quadro, ele deve ter tido o primeiro par de ténis Nike alguma vez fabricado. Ou será que ele é mesmo um viajante do tempo?", questionou a mãe, citada pelo mesmo jornal.

O rapaz no quadro é Frederick Sluysken, um primo em segundo grau da mulher do pinto, e também filho de um comerciante de vinhos. Na altura do retrato, o rapaz tinha oito anos.

Devido ao buzz criado com esta situação, o quadro tem despertado enorme atenção e as visitas ao National Museu têm disparado. O museu esfrega as mãos de contente.