É oficial: Neemias Queta é campeão da NBA. Depois de ter conquistado os títulos de primeiro português a entrar na NBA e primeiro português a chegar a uma final deste campeonato, o poste internacional recebe agora o título de primeiro português a conquistar o troféu, depois da vitória dos Boston Celtics contra os Dallas Mavericks na madrugada desta terça-feira, 18 de junho.
Numa disputa que pode levar até sete jogos para se descobrir o vencedor, foram apenas precisos jogar cinco para a equipa de Neemias Queta sagrar-se campeã da liga norte-americana de basquetebol. Ao vencer os Mavericks por 106-88, os Celtics fizeram história e conquistaram o seu 18.º título, passando para o topo da tabela no que toca às equipas da NBA com mais troféus. Para trás ficam os Lakers, que somam 17.
Este é apenas o terceiro ano de Neemias Queta na NBA, depois de ter assinado um contrato em exclusivo com a equipa principal dos Boston Celtics em abril deste ano, sendo que foi em 2021 que entrou para a liga norte-americana pelos Sacramento Kings. Numa pequena e rápida entrevista para o jornal desportivo “A Bola”, o basquetebolista confessou que o sentimento de ganhar um anel desta liga “não se compara” a mais nada, e que não existem palavras para expressar tamanha felicidade. “Não há palavras, é a melhor coisa que se pode dizer. [Nunca tive] nada a ver [com isto], é totalmente diferente”, disse.
“A vibe está a ser excelente, os rapazes estão todos a divertir-se. Foi pelo que trabalhamos durante o ano inteiro e agora estamos a desfrutar. Todos os jogos foram difíceis, eles [Dallas Mavericks] trouxeram o melhor de nós, e mesmo não tendo jogado da melhor maneira conseguiram fazer jogos muito equilibrados”, acrescentou. “Sinto que estou no topo do mundo”. Neemias Queta não foi opção para o jogo que deu o título aos Boston Celtics, mas conseguiu participar em 28 jogos na época regular e em três nos play-offs.