Se já se tinha despedido do calor e dos dias na praia, talvez tenha sido prematuro. Apesar de já estarmos em pleno outono, os próximos dias nada têm que ver com a estação e as temperaturas altas regressam em força.
Esta terça-feira à noite, 26 de setembro, existe uma possibilidade de chuva fraca em algumas regiões do País, mas trata-se quase de um "falso alarme", dado que o calor começa a apertar a partir de quinta-feira, com perigo de algumas zonas sofrerem com falta de água, alerta a SIC Notícias.
Quanto a temperaturas, em Lisboa os termómetros começam a subir no final da semana, com máximas de 29 graus na quinta-feira, salienta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Já no fim de semana, vamos ter dias com 20º de mínima e 33º de máxima, com a semana seguinte a arrancar da mesma forma.
No Porto, as temperaturas são um pouco mais baixas mas, mesmo assim, o fim de semana chega com máximas de 27º e mínimas de 16º. No arranque de outubro as máximas continuam semelhantes, descendo para 25 graus na quarta-feira, 4 de outubro, dia em que também existe mais probabilidade de chuva na cidade nortenha.
Mais a sul, em Faro, o calor começa já esta quarta-feira, 27, com máximas de 29 graus, e só aumenta. No fim de semana, há mínimas de 21º e máximas de 30º, e o cenário continua igual no início da próxima semana, já em outubro.
Estas são temperaturas pouco comuns para a época, estando cinco graus acima do normal nesta altura do ano, aponta também a SIC Notícias, embora ainda não esteja confirmada uma onda de calor. Estes valores são também propícios a que os níveis de seca sejam semelhantes aos verificados em agosto.