Quatro adolescentes com idades entre os 19 e os 14 anos morreram num acidente automóvel, esta segunda-feira, 24 de outubro, em Buffalo, nos Estados Unidos, após cumprirem aquele que é já conhecida como o desafio KIA ("KIA Challenge) no TikTok. O carro, roubado, em que seguiam cinco pessoas, capotou várias vezes antes de ficar imobilizado na estrada. O único sobrevivente foi o condutor, de apenas 16 anos. Os outros quatro adolescentes morreram e uma delas já era mãe.

Marcus Webster, 19 anos, Swazine Swindle, 17, Kevin Payne, 16, e Ahjanae Harper, 14, foram encaminhados para uma unidade de saúde do Condado de Erie, em Buffalo, onde acabaram por morrer. O condutor, de 16 anos, foi o único que resistiu, não apresentava ferimentos de maior e já teve mesmo alta hospitalar.

Este casal é o saco de pancada do Tiktok porque os seguidores acham que ele é "demasiado feio" para uma mulher "tão boazona"
Este casal é o saco de pancada do Tiktok porque os seguidores acham que ele é "demasiado feio" para uma mulher "tão boazona"
Ver artigo

A vítima mais nova, Ahjanae Harper, de apenas 14 anos, tinha sido mãe há pouco tempo. A jovem preparava-se para celebrar o 15.º aniversário na próxima semana, a 1 de novembro. A família, sem grandes recursos, está neste momento a pedir ajuda na plataforma GoFundMe, pretendendo angariar 15 mil dólares como forma de homenagear a curta vida de Ahjanae. Swazine Swindle, 15 anos, outra das vítimas mortais, era jogadora de basquetebol de um liceu local e era conhecida por todos como sendo a pessoa que estava sempre na brincadeira com toda a gente.

Tiktoker lança apelo em lágrimas: "Ajudem-me. Eu preciso de alguém que me sustente. Não gosto de trabalhar"
Tiktoker lança apelo em lágrimas: "Ajudem-me. Eu preciso de alguém que me sustente. Não gosto de trabalhar"
Ver artigo

As autoridades acreditam que o acidente se deu após os jovens terem roubado o carro, de marca KIA, para mostrarem que conseguiam cumprir o KIA Challenge, que se tornou popular no TikTok. O desafio consiste em entrar num carro das marcas KIA ou Hyundai e fazer uma ligação direta do motor, sem recurso a chave, seguindo as indicações que os utilizadores vão dando nos vídeos que partilham. O carro em que os jovens seguiam, da marca KIA, tinha sido dado como desaparecido no domingo anterior. O condutor, único sobrevivente, está para já acusado do roubo da viatura e deverá ser presente a um juiz nos próximos dias.

O Comissário da Polícia de Buffalo, Joseph Gramaglia, confirmou que tem existido um pico de assaltos e furtos de carros das marcas KIA e Hyundai desde que o desafio se tornou viral, revela o "New York Post".