A ligação entre Cristiano Ronaldo e Jorge Mendes estava prestes a completar duas décadas de existência. A vontade de CR7 de tomar as rédeas do seu futuro e os recentes desenvolvimentos quanto à sua carreira ditaram o fim da relação de negócios com aquele que é um dos agentes de jogadores mais conceituados do Mundo do futebol.

5 momentos marcantes da apresentação de CR7 no Al Nassr. "O meu trabalho na Europa está feito. Ganhei tudo". Veja as fotos
5 momentos marcantes da apresentação de CR7 no Al Nassr. "O meu trabalho na Europa está feito. Ganhei tudo". Veja as fotos
Ver artigo

E tudo indica que Ricardo Regufe tomou o lugar de Jorge Mendes. Mas quem é este homem? De onde surge? Que ligação tem para com Cristiano Ronaldo e de que forma tem credibilidade para assumir este papel tão importante? A MAGG foi investigar isso mesmo.

O fim da ligação de 20 anos entre Ronaldo e Jorge Mendes

Primeiro, importa explicar o que aconteceu entre Mendes e Ronaldo para levar a este desfecho. Jorge Mendes, nascido em Lisboa, hoje com 56 anos, foi o responsável pela transferência de CR7 do Sporting Clube Portugal para o Manchester United, em 2003, o que impulsionou (e muito) a carreira do futebolista.

Passados quase 20 anos, os dois continuavam a colaborar e a Gestifute, a empresa de gestão de carreiras de profissionais fundada por Jorge Mendes em 1996, prosseguia a representar Ronaldo. Assim aconteceu até meados de novembro, de acordo com o "Público", quando Jorge Mendes (que representa nomes como José Mourinho, João Félix e Renato Sanches) saiu de cena.

O motivo? O rompimento de CR7 para com o Manchester United, impulsionado após a entrevista que concedeu a Piers Morgan, emitida dias antes do início do Mundial de Futebol do Catar (a 20 de novembro) — e tudo sem o aval do agente. Foram vários os comentários polémicos feitos pelo craque português durante esta conversa.

Ricardo Regufe não tardou a entrar em jogo, apresenta-se como "personal manager" de Cristiano Ronaldo no LinkedIn, já desde 2018. A rutura entre Jorge Mendes e Ronaldo fez com que o representante de jogadores já não estivesse diretamente envolvido na transferência do craque para o Al Nassr (oficializada esta terça-feira, 3 de janeiro, na apresentação do jogador).

Antes de existir este desvinculo, Jorge Mendes chegou a negociar o destino de CR7 com o clube da Arábia Saudita em novembro do ano passado, antes do Mundial — mas, e como escreve o jornal português, na época Ronaldo tinha esperança de que a sua performance no Mundial conduzisse a outras propostas, e não se mostrou interessado no clube que agora representa.

Ricardo Regufe entra em cena — e recebe 30 milhões de euros

Regufe, que já estava envolvido na gestão da carreira do jogador há anos, e que passou a ter mais destaque e poder durante o Mundial, terá recebido indicações por parte de CR7 para verificar se este interesse vindo da Arábia Saudita se mantinha. Ricardo Regufe tornar-se-ia, então, o responsável por esta nova etapa, o que lhe terá valido uma comissão de 30 milhões de euros, refere "O Jogo".

Agora representado por Ricardo Regufe, foi com ele que Cristiano Ronaldo entrou no estádio Mrsool Park, em Riade, arena do Al Nassr. A amizade entre os dois não é de agora, assim como mostram as fotografias que têm sido partilhadas por ambos nas redes sociais ao longo dos anos.

O par conheceu-se em 2003 (aponta o "Daily Mail"), devido à anterior função de Regufe como "Sports Marketing Manager Football Portugal" (como descreve no LinkedIn) para a Nike, que iniciou em junho de 2000 e terminou em novembro de 2018, altura em que passou a tomar conta da vida de CR7.

Ronaldo ainda estava no Sporting quando nasceu esta amizade, que levou à parceria entre o craque e a empresa desportiva. Os laços foram ficando mais fortes e Regufe não tardou a integrar o staff de CR7 a tempo inteiro. Hoje, acompanha a estrela para todo o lado, da Arábia Saudita às bancadas dos jogos da Seleção Nacional.

Ricardo Regufe nasceu no Porto a 11 de fevereiro de 1979. Chegou a jogar futebol, mas pendurou as chuteiras com 21 anos, acabando por se dedicar ao marketing desportivo. Tem 43 anos e foi em 2016 que conheceu a atual namorada, a influenciadora digital Cláudia Diniz, menciona o "Jornal de Notícias". Regufe e a minhota formada em Design e Marketing de Moda foram pais de uma menina a 13 de fevereiro de 2020. Maria Cayetana está prestes a completar 3 anos.

*A MAGG tentou contactar Manuela Brandão, responsável de imprensa na Gestifute, mas não obteve retorno.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.