O antigo jogador do Sporting CP, FC Porto e da Seleção Nacional, que está atualmente no Qatar, foi detido na madrugada do passado domingo, 29 de dezembro, depois de a namorada ter apresentado queixa à polícia de Vila Franca de Xira por violência doméstica. A mulher de 30 anos apresentava “vários hematomas visíveis”, depois de alegar que Rúben Semedo a tinha agredido e retido em casa. O atleta será presente esta segunda-feira, 30, a tribunal.
De acordo com o “Correio da Manhã”, a situação começou num restaurante da Amadora, quando a namorada de Rúben Semedo o apanhou a jantar com outra mulher. Os dois começaram a discutir e foi nesse momento que o jogador agrediu a namorada, sendo que esta rapidamente deixou o local e dirigiu-se para a casa que os dois partilhavam, em Santa Iria de Azoia, de modo a ir buscar as suas coisas e fazer queixa à polícia. No entanto, Rúben Semedo terá pedido a um amigo para o levar até casa, de maneira a reter a namorada lá dentro.
O atleta acabou por conseguir fazê-lo, alegando, quando foi detido, que apenas o tinha feito para a namorada “não danificar a casa”. A mulher acabou por se conseguir libertar e pedir ajuda à PSP de Vila Franca de Xira, relatando que tinha sido agredida e retida pelo jogador na sua casa, e os polícias presentes afirmaram que a vítima apresentava “vários hematomas visíveis” de violência doméstica. A mulher de 30 anos foi rapidamente transportada para o hospital para efetuar exames que confirmassem as agressões, e em poucas horas as autoridades recolheram provas para um mandado.
Rúben Semedo foi, às três horas da madrugada de domingo, detido em casa, e foi levado para os calabouços do Comando Metropolitano da PSP de Lisboa, em Moscavide, onde passou o resto do dia. Era no domingo que o atleta iria apanhar um voo de volta para o Qatar, de modo a regressar aos treinos do Al-Khor, clube onde atua, depois da pausa de Natal. O jogador será presente esta segunda-feira, 30, a um juiz em tribunal.
As detenções de Rúben Semedo
Esta não é a primeira vez que Rúben Semedo é detido. Em 2018, o atleta foi condenado a uma pena de cinco anos em Espanha, depois da sua transferência do Sporting CP para o Villarreal, por tentativa de homicídio, sequestro, agressões, ameaças, tentativa de roubo e posse ilegal de armas, de acordo com o “Público”, ficando proibido de entrar no país. O caso terá começado na casa do jogador, onde este estaria a dar uma festa privada, segundo o “Las Provincias”, e uma das mulheres presentes terá sido agredida, roubada e impedida de sair da casa pelo jogador e por mais dois homens.
A vítima disse, na altura, que os homens lhe roubaram as chaves de casa, onde acabaram por entrar para lhe roubar “dinheiro e alguns bens”, tendo sido disparados dois tiros como ameaça. No entanto, o jogador saiu em liberdade cinco meses depois, segundo o jornal desportivo “O Jogo”. Antes disso, em outubro e novembro de 2017, Rúben Semedo foi detido por dois incidentes à saída de uma discoteca, também em Espanha, numa altura em que não entrava em campo por estar lesionado, mas acabou por sair em liberdade horas mais tarde.
Em agosto de 2021, Rúben Semedo foi novamente detido, desta vez na Grécia. O central português foi detido por suspeitas de violação a uma jovem de 17 anos, e foi a própria que fez a acusação, explicando que tinha ido para casa do jogador naquela noite depois de uma festa e que a tinham colocado “num estado de coma alcoólico". "Fui para um dos quartos da casa do Rúben Semedo para dormir e, um pouco depois, um homem entrou na divisão e violou-me, aproveitando-se do meu estado de evidente fragilidade. Ele saiu e, algumas horas depois, o Rúben Semedo entrou no quarto, trancou a porta e também abusou de mim”, avançou a jovem, citada pelo jornal grego "Gazzetta".
Apesar de existirem provas de que a jovem de 17 anos tinha efetivamente tido relações sexuais horas antes de apresentar queixa, Rúben Semedo foi libertado no início de setembro sob fiança de dez mil euros. No entanto, quatro meses depois, em janeiro de 2022, voltou a ser detido ainda na Grécia, na sequência de uma queixa de violência doméstica apresentada pela namorada, avançou o site grego "Enikos". O casal terá tido uma discussão e o futebolista terá agredido e expulsado de casa a namorada. Rúben Semedo foi detido, mas libertado no dia seguinte, visto que a vítima desistiu da queixa.