Há alguns dias que se falava da chegada de uma onda de calor a Portugal, mas os termómetros não estavam a descolar dos 20 e poucos graus. Até esta sexta-feira, 23 de junho, dia em que as temperaturas já andaram perto dos 40 graus em algumas regiões do interior do País. Isto levou mesmo a que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera tenha emitido um alerta amarelo para quase todo o território. Mas esse aviso vai passar a laranja, ou seja, uma situação mais grave, a partir de segunda-feira, 26, porque as temperaturas vão subir ainda mais.

Onda de calor pode trazer mosquitos perigosos. Muito cuidado nos próximos dias
Onda de calor pode trazer mosquitos perigosos. Muito cuidado nos próximos dias
Ver artigo

De acordo com as previsões dos técnicos, estão previstos 42 graus para as regiões de Évora e Beja, e temperaturas médias bem acima dos 30 graus em praticamente todo o território. As únicas três regiões que ficam de fora deste alerta laranja são os distritos do Porto, Aveiro e Viana.

Segundo os especialistas do IPMA, esta situação vai continuar pelo menos até ao dia 29 de junho, próxima quinta-feira, altura em que as temperaturas máximas podem descer ligeiramente, embora se mantenha o calor.

Na base desta situação está o que o IPMA chama de uma "crista anticiclónica" que está situada "entre o Golfo da Biscaia e o arquipélago da Madeira". Isto tem dado origem "a uma circulação que trará em altitude uma massa de ar quente com origem no Norte de África".