Os governos de Portugal e Espanha vão assinar um protocolo de parceria na área da Saúde que permitirá que nas zonas norte de Portugal e Galiza, em Espanha, haja partilha de ambulâncias e hospitais. O acordo tem o nome de 112 Transfronteiriço e é apenas um dos muitos protocolos de cooperação ibérica que vão ser formalizados no decorrer da Cimeira Ibérica, que decorre em Viana do Castelo. Esta medida, no entanto, entrará em vigor no imediato.
Assim, na prática, se tiver um acidente na zona norte de Portugal e ligar para o 112 o que acontecerá é que o operador irá procurar a ambulância e hospital — na região norte de Portugal e Galiza, em Espanha — que consiga acorrer mais rapidamente ao local. Assim, poderá chegar uma ambulância espanhola e o doente poderá ser levado para Espanha, caso essa seja a solução mais eficiente. O mesmo se aplica no caso espanhol, ou seja, poderão ambulâncias de Portugal acudir pacientes espanhóis. As despesas de saúde serão depois partilhadas entre o INEM português e a Axega espanhola.
Este é um projeto-piloto que será testado desde já e, em caso de sucesso, poderá ser aplicado em todas as outras regiões fronteiriças de norte a sul.
A 33.ª Cimeira Ibérica tem como tema principal a Inovação e envolve uma comitiva de 18 ministros dos dois governos.