Tem sido um início de verão com muito calor no Algarve, mas no resto do território nacional as coisas têm andado meio tímidas. E assim vão continuar nos próximos dias. Com tendência, até, para piorar. Vem aí chuva e diminuição das temperaturas máximas.
Depois de um final de junho de imenso calor em todo o território nacional, devido à onda de ares quentes que veio do norte de África, na última semana as temperaturas baixaram significativamente, em especial na região norte e centro de Portugal. Também na Grande Lisboa se sentiu uma diminuição grande das temperaturas máximas e voltou aquele fresco incomodativo de manhã e ao final do dia. Mas a coisa não vai melhorar.
Para esta quinta e sexta-feira, 6 e 7 de julho, não são esperadas grandes mudanças na meteorologia, e as temperaturas devem andar idênticas ao que se tem sentido na última semana. A Norte, mais fresco, mas com céu tendencialmente pouco nublado, mais a centro e sul temperaturas já mais perto dos 28 graus, com arrefecimentos matinais e noturnos.
Sábado é que as coisas mudam. O dia vai começar com "períodos de céu muito nublado", prevê o Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA). Existe uma forte "possibilidade de precipitação fraca no litoral norte e centro, em especial no Minho e Douro Litoral", até ao final da manhã. Depois, a tendência é para o céu se tornar "gradualmente pouco nublado em todo o território". A única boa notícia é que haverá uma "pequena subida da temperatura mínima no litoral Norte e Centro".
Para domingo, está previsto que volte a haver "céu em geral muito nublado" durante manhã, mas as nuvens vão-se embora e deixarão "céu limpo a partir do final da manhã". Haverá, no entanto, uma "pequena descida da temperatura máxima no litoral Norte e Centro".
A sul, sobretudo no interior alentejano e no Algarve, continuam a ser esperadas temperaturas acima dos 30 graus, muito calor, tempo seco e água do mar a uma temperatura superior ao normal.