A Operação Influencer espoletou a demissão do ainda primeiro-ministro, António Costa. O terramoto político que atingiu Portugal ainda está a ter réplicas e já se começam a planear estratégias para as eleições legislativas antecipadas, marcadas para 10 de março.

Adeus a São Bento. 5 momentos marcantes de António Costa enquanto primeiro-ministro
Adeus a São Bento. 5 momentos marcantes de António Costa enquanto primeiro-ministro
Ver artigo

José Luís Carneiro e Pedro Nuno Santos já apresentaram as suas candidaturas à liderança do Partido Socialista, que vai a votos a 15 e 16 de dezembro. Antes, a 25 de novembro, há congresso extraordinário do PSD e, de 1 a 3 de dezembro, a Iniciativa Liberal reúne-se em Santa Maria da Feira. Por fim, o CHEGA também vai a eleições, a 12, 13 e 14 de janeiro, não sendo expectável, no entanto, que André Ventura abandone a liderança.

O PS é, de resto, o único partido que mudará necessariamente de líder, devido à saída de António Costa do cargo de secretário geral. Com a vitória previsível de Pedro Nuno Santos, já se perfilam (embora possam sempre acontecer surpresas e coligações) quem serão os cabeças de lista dos partidos com assento parlamentar às legislativa.

Embora ainda faltem quatro meses para as eleições legislativas, a MAGG quer saber quais dos potenciais candidatos inspira mais confiança aos leitores. Da pessoa que escolheria para padrinho de casamento até à companhia ideal para beber uma imperial, vote na nossa sondagem e diga-nos de sua justiça.

Carregue aqui para responder à sondagem