Depois de uma ligeira descida das temperaturas no final da semana, o fim de semana chega com muito calor, com algumas regiões do País a marcarem 40 graus. "A temperatura máxima deverá variar entre os 30 e os 35 graus na generalidade do território, com valores ligeiramente inferiores junto à faixa costeira (entre 25 e 30 graus)", alertou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Moda. 35 peças de roupa e acessórios da Parfois perfeitos para os dias de calor
Moda. 35 peças de roupa e acessórios da Parfois perfeitos para os dias de calor
Ver artigo

Em Lisboa, as máximas são de 34 graus tanto no sábado, como no domingo, e o calor aumenta na próxima semana, com temperaturas entre os 35 e os 38 graus. Já no Porto, as máximas são mais baixas, com 30 graus no sábado, 25ºC no domingo, e os dias seguintes a oscilarem entre os 23 e os 30 graus.

No Algarve, onde muitos portugueses já se encontram a passar férias, o termómetro não desce dos 30ºC nos próximos sete dias: Faro marca máximas de 33ºC no sábado, 31ºC no domingo, com quarta-feira a ser o dia mais quente, com 34ºC. No entanto, de acordo com o IPMA, algumas regiões do interior de Portugal Continental vão chegar aos 40 graus, nomeadamente em Trás-os-Montes, Beira Baixa, Ribatejo e Alentejo.

Devido ao calor extremo, os distritos de Beja, Setúbal, Évora, Portalegre, Castelo Branco, Guarda, Viseu, Bragança, Vila Real e Braga já foram colocados sob aviso amarelo.