A próxima grande revolução nos voos low cost pode estar a chegar. Segundo está a ser avançado por várias fontes internacionais, algumas companhias aéreas estarão prestes a introduzir lugares em pé. Ou melhor, lugares semi-sentados. A ideia, embora longe de ser consensual, promete cortar custos e aumentar a capacidade dos aviões em 20%, diz o "Daily Mail".

O conceito não é novo, mas está a ganhar pujança. Chama-se Skyrider 2.0 e foi desenvolvido pela empresa italiana Aviointeriors, avança a mesma publicação. Apresentado pela primeira vez em 2018, na Aircraft Interiors Expo, em Hamburgo, trata-se da atualização de um modelo do género, mas ainda mais radical, que foi tentado em 2010.

Agora, com mais acolchoamento e uma estrutura reforçada com barras que prendem cada fila ao teto e ao chão, o modelo está a ser novamente considerado. E segundo a conta de Instagram Entrepreneurship Quote, com mais de 2 milhões de seguidores, as primeiras aeronaves com esta configuração poderão mesmo levantar voo já em 2026.

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A ideia é simples: criar uma "posição sentada em pé", onde os passageiros se apoiam num assento tipo sela, com as pernas em posição mais vertical, como se estivessem numa bicicleta estática. O espaço entre filas é reduzido ao mínimo e o objetivo passa por colocar meter mais gente no mesmo avião e por um custo mais baixo.

A marca, de acordo com o "Daily Mail", garante que o conforto "é adequado" e que esta configuração permite não só bilhetes mais baratos, como também uma experiência mais acessível a um público mais vasto. Oficialmente, nenhuma companhia aérea confirmou ainda que vai apostar no Skyrider 2.0, mas os rumores são fortes.

Contudo, há quem já esteja de olho neste tipo de assento há anos. É o caso de Michael O’Leary, CEO da Ryanair, que admitiu em 2012 que adorava a ideia de ter "10 filas em pé" e que, se pudesse, venderia esses bilhetes entre 1 a 5 libras (o equivalente a 1,19€ e 5,96€), segundo a NDTV. Agora, com os modelos a parecerem mais seguros e viáveis, a hipótese parece estar a regressar aos planos de algumas companhias.