É conhecido pela defesa da causa LGBT, personificada em desenhos de homens de mãos dadas ou abraçados, agricultores, marinheiros, ou  homens vestidos de sevilhanas. São os "barbudos", como lhes chama. Mas quando a realidade pede, Xoan Viqueira adapta as suas criações, fazendo delas uma chamada de atenção.

Foi o que aconteceu agora com a pandemia de COVID-19, que ainda que tenha obrigado a um isolamento social, potenciou a criatividade deste designer gráfico, cujos desenhos são já virais no Instagram.

Tudo começou a 10 de março, dia em que o seu namorado saiu de casa para ir às compras. "Ia inocentemente comprar pão e aquilo parecia uma guerra", escreve na legenda da primeira ilustração que faz a pensar na realidade que, ainda que tenha acontecido em Madrid, onde vive, se multiplicou por muitas outras cidades da Europa.

O barbudo de Xoan aparece de máscara, com o carrinho de supermercado cheio em frente a prateleiras vazias de supermercado. A partir daí, Xoan abandonou temporariamente outras das suas lutas — como o abandono de animais, a igualdade entre sexos e a luta contra a homofobia — e dedicou os seus últimos trabalhos em exclusivo a uma nova realidade criada por uma pandemia.

Fez piadas com a compra excessiva de papel higiénico, lançou mensagens de esperança e usou os seus desenhos para incentivar o distanciamento de pelo menos um metro entre as pessoas. Agora, decidiu fazer desenhos de homenagem a todos os que estão na luta contra o vírus. Chama-lhes "coronaheroes" — "coronaheróis", em português — e explica à MAGG o porquê deste nome. "São todas as pessoas, principalmente as menos visíveis, que colaboram para pôr fim à situação que vivemos". E todos os dias há um herói diferente.

"Quando comecei a fazer estes desenhos, eram muitas as pessoas a mandar-me mensagem a sugerir uma profissão ou cargo que gostavam de ver representados nos meus desenhos", explica à MAGG. Surgiu assim a ideia de fazer um sorteio. "Peço a todos os fãs para escrever nos comentários que sector ou profissão gostavam de ver num dos meus desenhos, sorteio uma dessas sugestões e dedico-me ao desenho", acrescenta.

Funcionários de supermercado, enfermeiros, cantoneiros, condutores de autocarros, operadores de assistência médica por telefone — o que aqui seria equivalente à Saúde 24, cientistas que estão em laboratório à procura de uma vacina. Já todos estes profissionais tiveram honras de serem protagonistas dos desenhos de Xoan. No final, e quando for seguro, o ilustrador admite à MAGG que o objetivo é materializar as suas ilustrações em tela ou fotografia, numa exposição.

Até lá, veja aqui algumas das principais lustrações de Xoan e sugira o próximo herói. Com sorte, é um dos escolhidos.

Newsletter

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.
Subscrever

Notificações

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.