Um barco turístico naufragou este sábado, 23 de abril, no norte do Japão. A bordo estavam 26 pessoas, e já foram confirmados dez mortos. As autoridades marítimas do Japão fizeram as buscas no largo da península de Shiretoko, na ilha setentrional de Hokkaido.
O pedido de ajuda foi emitido no começo da tarde de sábado, 23, quando a proa do navio estava inundada e a afundar, segundo dados avançados pela cadeia televisiva pública NHK, citada pelo Notícias ao Minuto.
Após perderem a comunicação com a embarcação, as autoridades costeiras responsáveis pelo resgate enviaram para a zona cinco barcos de patrulha e dois helicópteros. A mesma cadeia televisiva transmitiu, em direto, imagens das operações de busca que decorreram até ao anoitecer. Os passageiros tinham colocado os coletes salva-vidas, mas nenhum foi encontrado nas primeiras horas, nem havia vestígios do barco.
Este domingo, 24, foram confirmados dez mortos, segundo a agência Reuters, citada pela CNN Portugal, e também foram encontradas quatro pessoas inconscientes pelas autoridades. "As quatro pessoas foram transportadas para [receber] tratamento médico", disse um porta-voz da guarda costeira à agência de notícias France-Presse (AFP), citado pelo meio, adiantando que das quatro, três foram resgatadas no mar e a quarta foi encontrada numa zona rochosa na costa.
O barco tinha capacidade para 65 pessoas, de acordo com a empresa que opera a embarcação. Estava previsto que o barco conhecido por Kazu 1 saísse do porto de Utorohigashi, na cidade de Shari, às 10:00 da manhã e navegasse pelo Cabo Shiretoko, onde efetua passeios turísticos, para então regressar por volta de uma da tarde, adiantou a mesma fonte.
Das 26 pessoas na embarcação, 24 eram passageiros. Entre eles, dois eram menores. As águas estavam agitadas e inclusive a Agência Meteorológica do Japão tinha emitido um alerta para o aparecimento de ondas de até três ou quatro metros de altura nas águas do leste de Hokkaido, onde está localizada a península de Shiretoko.