O Dia das Mães, celebrado este domingo, 12 de maio, nos EUA, foi uma data especial, principalmente para Jennifer Flewellen. A norte-americana celebrou o primeiro Dia das Mães, em casa e com os três filhos, Skylar, 21, Daeton, 19 e Julian, 17, após cinco anos em coma.
Em setembro de 2017, aos 35 anos, Jennifer sofreu um acidente de carro na cidade de Niles, depois de ter deixado os filhos na escola e a caminho do local de trabalho. “Bateu num poste e, a partir daí, tudo mudou”, refere Peggy Means, mãe de Flewellen ao programa “Good Morning America”.
Durante os cinco anos, a equipa médica achou que Jennifer não iria acordar, mas Peggy, que visitou a filha diariamente, manteve a esperança. Foi exatamente com a mãe, enquanto contava uma piada, que Jennifer acordou do coma. O que parecia impossível para os médicos, aconteceu. Jennifer Flewellen, agora com 41 anos, riu-se com piada da mãe, em agosto de 2022, tendo acordado do coma.
“Quando ela acordou, assustou-me no princípio, porque estava a rir e [durante os cinco anos] nunca tinha feito isso”, diz a mãe à revista “People”. Após acordar do coma, Jennifer tem estado no processo de recuperação da fala e mobilidade. Inicialmente, não conseguia emitir nenhum som com a boca, mas através da reabilitação, no hospital Mary Free Bed Rehabilitation, no estado do Michigan, tem estado a evoluir, embora fale com algumas dificuldades.
Durante os cinco anos, Skylar e Daeton concluíram o ensino secundário, e o filho mais novo, Julian, que à data do acidente tinha 11 anos, tem agora 17 anos, também está quase a concluir o ensino secundário. Em outubro de 2023, Jennifer conseguiu comparecer, embora com limitações, ao último jogo de futebol do filho mais novo.
Apesar das adversidades, Peggy refere à revista “People” que a filha está a recuperar. Para ajudar nas despesas da terapia da fala e reabilitação motora, a família criou uma arrecadação de fundos, através da plataforma GoFundMe.