As manobras de Tom Cruise dispensam apresentações – afinal, não foi assim há tanto tempo que o ator nos deixou de queixo caído com o facto de pilotar um avião de caça de forma perigosa em "Top Gun: Maverick". Foi precisamente a tentar imitar esta cena que houve um acidente no Bangladesh, diz o "Daily Mail".
Tudo aconteceu na cidade de Chattogram, esta quinta-feira, 9 de maio. A bordo do avião de caça estava o piloto, Muhammad Asim Jawad, de 32 anos, e o co-piloto, Sohan Hasan Khan. Ao decidirem imitar a manobra, a coisa não correu lá muito bem e, depois de darem três voltas no ar a baixa altitude, a aeronave raspou na pista de aterragem.
Veja o vídeo.
"Nos momentos difíceis que se seguiram, tal como captado no vídeo, o motor foi tomado pelas chamas, emitindo fumo negro", diz uma fonte ao tablóide britânico. À medida que voltavam a subir em altitude, o veículo começou a pegar fogo na parte de trás.
Para escapar, o piloto ejetou-se da nave, assim como o co-piloto Sohan Hasan Khan, que também lá estava dentro. A fonte acrescenta que este é um procedimento que resulta "frequentemente numa perda temporária de consciência", devido à força que é exercida no corpo neste momento.
Ainda assim, a dupla foi resgatada por membros da força aérea, da marinha e por pescadores locais, ainda com vida. Contudo, Muhammad Asim Jawad viria a morrer mais tarde no hospital em que deu entrada nesse mesmo dia. Já Sohan Hasan Khan continua em estado crítico na mesma unidade de saúde.
Entretanto, a aeronave foi recuperada e o Departamento de Relações Públicas Interserviços (ISPR) do Bangladesh alegou, em comunicado, que o jato tinha apresentado "falha mecânica", o que fez com que a queda ocorresse, continua a mesma publicação. No entanto, o acidente ficou gravado, já que as imagens foram captadas por câmaras de vigilância das imediações, contrariando esta versão.
"As imagens mostram o jato a raspar na pista a alta velocidade, algo que causou danos graves na fuselagem e provocou um incêndio. Aos 19 segundos, uma análise em câmara lenta mostra fragmentos do avião a desprenderem-se à medida que este recupera e levanta voo", disse a fonte ao tablóide britânico.